<img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=1498912473470739&amp;ev=PageView&amp;noscript=1">
  • Empresas fiscalizadas.
  • Trabalhe Conosco.
  • Imprensa.
  • Fale Conosco.

Imprensa

ANBIMA modifica classificação dos Fundos de Renda Fixa

A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) criou o tipo “Renda Fixa Índices”, encerrou os tipos “Referenciado Outros” e “Curto Prazo – Aplicação Automática” e ajustou a nomenclatura do tipo “Renda Fixa Médio e Alto Risco”. As mudanças serão válidas a partir de 1º de dezembro.

O novo tipo “Renda Fixa Índices” passará a conter fundos dos atuais tipos “Renda Fixa”, “Renda Fixa Médio e Alto Risco” e todos os fundos do tipo “Referenciado Outros”, que foi encerrado. Devem migrar para o novo tipo, os fundos que se propõem a seguir ou superar algum Índice de Preços ou de Taxa de Juros, tais como o IMA (Índice de Mercado ANBIMA) e seus subíndices.

O tipo “Renda Fixa Médio e Alto Risco” passa a se chamar “Renda Fixa Crédito Livre”. Ficam nesse tipo, todos os fundos cuja política de investimento permite manter mais de 20% da sua carteira em títulos de crédito de médio e alto risco, incluindo as estratégias cujo risco de juros ou de índice de preços do mercado doméstico esteja embutido, e que não migraram para a categoria “Renda Fixa Índices”.

As mudanças implicaram ainda na extinção do tipo “Curto Prazo – Aplicação Automática”, que teve todos os seus fundos transferidos para a categoria “Curto Prazo”. Os fundos “Curto Prazo  ‐  Aplicação Automática” continuam sendo identificados na Base de Dados da Associação e seguem sendo regulados e supervisionados normalmente.

O tipo “Referenciado DI” permanece inalterado. Com relação ao tipo “Renda Fixa”, a única diferença foi a saída dos fundos que migraram para “Renda Fixa Índices”.

As alterações tiveram como objetivo aprimorar a adequação dos produtos a cada uma das categorias de fundos. Propostas pelo Subcomitê de Base de Dados, a nova classificação foi aprovada pelos Comitês de Fundos de Ações, Multimercados e Renda Fixa, e pelo Conselho de Regulação e Melhores Práticas de Fundos de Investimento.

A ANBIMA revisa constantemente a classificação dos fundos de forma a adequá ‐ la à evolução do mercado. Vale lembrar que as mudanças não serão aplicadas aos dados retroativos. Assim, a leitura das informações e principalmente a comparação com meses e anos anteriores deve levar em conta essa migração entre as categorias.

a.JPG

Sobre a ANBIMA

A Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) representa um ecossistema de cerca de 1.500 instituições de diversos segmentos, entre associados e instituições que seguem os códigos de autorregulação da entidade. São bancos comerciais, múltiplos e de investimento, asset managements, corretoras, distribuidoras de valores mobiliários e consultores de investimento. Ao longo de sua história, a associação construiu um modelo de atuação inovador, exercendo atividades de representação dos interesses do setor; de autorregulação e supervisão voluntária e privada de seus mercados; de distribuição de informações que contribuam para o crescimento sustentável dos mercados financeiro e de capitais; e de educação para profissionais de mercado, investidores e sociedade em geral.