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Imprensa

Começam a valer hoje as regras da ANBIMA para contratação de influenciadores para publicidade

 Entraram em vigor nesta segunda-feira (13) as regras da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) para a contratação de influenciadores digitais para publicidade de produtos de investimento. 

+Confira as regras na íntegra

Voltadas para as instituições que seguem o Código de Distribuição da Associação, as normas vão garantir que os investidores saibam, com clareza, quando determinado conteúdo é uma publicidade, diz Luiz Henrique Carvalho, gerente de Representação de Distribuição de Produtos de Investimento da ANBIMA.

“Com acesso à informação clara e transparente, o investidor tem mais insumos para identificar, por exemplo, um conflito de interesse. A informação empodera o investidor e o ajuda na tomada de decisão sobre o investimento”. 

As diretrizes determinam que a instituição deve garantir que o influenciador contratado informe, verbalmente ou por escrito, citando o nome do contratante, quando estiver fazendo uma propaganda. O distribuidor também é responsável pelo conteúdo contratado e por garantir o influencer tenha as certificações ou autorizações necessárias caso esteja fazendo a recomendação ou análise de algum produto.

Todas as relações comerciais deverão ser regidas por um contrato, que deve informar os meios de divulgação, a descrição geral dos produtos divulgados e se eles envolvem uma atividade regulada, como análise ou recomendação, além da remuneração e a vigência. Em resumo, o contrato deve garantir que o influenciador, ao fazer uma publicidade em nome uma instituição, zele pelo cliente, aja de boa fé e seja transparente no trato das informações, evitando conflitos de interesse e concorrência desleal. 

As instituições também devem encaminhar para ANBIMA a lista dos influenciadores parceiros e manter os prints e links das publicações contratadas por um ano.

Audiência pública

Embora as regras não sejam voltadas para os influenciadores e nem prevejam punições para esses profissionais, eles foram consultados durante a audiência publica, realizada entre maio e junho deste ano. Foram realizados encontros individuais com alguns dos influenciadores mais relevantes do país, além de uma reunião aberta que contou com cerca de 160 participantes. Eles puderam dar sugestões e tirar dúvidas sobre as regras antes da publicação.

“Nós já acompanhamos as atividades dos influenciadores desde 2020 e entendemos a importância deles na democratização de informações sobre investimentos e educação financeira. Por isso, os convidamos para participar da construção dessas regras”, finaliza o executivo. 

Publicada no final de outubro, a quinta edição do FInfluence – quem fala de investimentos nas redes sociais-, mostrou que a audiência dos influenciadores cresceu 140% nos últimos três anos: de 74 milhões para 176,3 milhões de seguidores. 

O estudo apontou que 49% dos 515 influenciadores mapeados tinham relações com instituições do mercado. Foram identificadas 364 parcerias, que incluem contratações para publicidade, participação em eventos, como lives e presenciais, e nos quadros de funcionários e societário. 

Confira o relatório na íntegra

 

Sobre a ANBIMA

A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) representa mais de 300 instituições de diversos segmentos. Dentre seus associados, estão bancos comerciais, múltiplos e de investimento, asset managements, corretoras, distribuidoras de valores mobiliários e consultores de investimento. Ao longo de sua história, a Associação construiu um modelo de atuação inovador, exercendo atividades de representação dos interesses do setor; de autorregulação e supervisão voluntária e privada de seus mercados; de distribuição de informações que contribuam para o crescimento sustentável dos mercados financeiro e de capitais; e de educação para profissionais de mercado, investidores e sociedade em geral.