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Levantamento da ANBIMA identifica 229 iniciativas de educação financeira no Brasil

Levantamento da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) identificou 229 iniciativas de educação financeira realizadas em todo o país, por empresas ou pessoas físicas, durante 2024. Embora o total de ações seja 57% menor em relação ao estudo anterior, realizado em 2017, os projetos passaram a alcançar um público maior – no ano passado, 29% deles impactaram mais de dez mil pessoas, enquanto na edição anterior, a fatia era de 9,3%.  
 

“Mesmo com a queda na quantidade de iniciativas nos últimos anos, a ampliação do alcance e da qualidade dessas ações reflete a profissionalização e a força das redes sociais para a educação financeira da nossa sociedade. A atuação dos finfluencers, influenciadores de finanças, que somam mais de 200 milhões de seguidores, tem sido essencial para tornar o tema mais acessível, atrativo e presente no cotidiano da população”, afirma Marcelo Billi, superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da ANBIMA. 

Entre os destaques, está ainda o crescimento expressivo de ações realizadas no formato híbrido (combinando conteúdos presenciais e online), de 18% em 2017 para 58% em 2024. Esse avanço reflete o aumento do uso de tecnologias digitais e a presença cada vez maior dos finfluencers.  

Outros dados relevantes: 

· 74% das ações são oferecidas de forma gratuita; 

· 70% têm abrangência nacional; 

· 67% são promovidas por pessoas jurídicas, sendo 47% do setor financeiro. 

Apesar dos avanços, o estudo também aponta desafios importantes. Muitas iniciativas ainda não têm periodicidade definida, há espaço para criar ações que atendam a diferentes perfis socioeconômicos e para reforçar a formação dos educadores. “O objetivo desse levantamento é justamente entender o cenário da educação financeira no país para que possamos desenvolver estratégias cada vez mais assertivas, que alcancem pessoas de todo o país, de diversas faixas etárias e de renda”, diz Billi.  

O estudo foi encomendado ao Plano CDE, que realizou a coleta de dados entre os dias 27 de fevereiro e 5 de julho de 2024, por meio de questionários aplicados a instituições de todo o país. 

Confira todos os resultados do mapeamento de iniciativas de educação financeira. 

Sobre a ANBIMA

A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) representa mais de 300 instituições de diversos segmentos. Dentre seus associados, estão bancos comerciais, múltiplos e de investimento, asset managements, corretoras, distribuidoras de valores mobiliários e consultores de investimento. Ao longo de sua história, a Associação construiu um modelo de atuação inovador, exercendo atividades de representação dos interesses do setor; de autorregulação e supervisão voluntária e privada de seus mercados; de distribuição de informações que contribuam para o crescimento sustentável dos mercados financeiro e de capitais; e de educação para profissionais de mercado, investidores e sociedade em geral.