Mercado de capitais é protagonista na recuperação da economia
O mercado de capitais exerce protagonismo na recuperação da economia do Brasil, na opinião de Leonardo Pereira, presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). “Com papel importante e crescente na economia real e na atração de investimentos, o mercado de capitais provoca impactos profundos na sociedade, na geração de empregos e na vida das pessoas”, ressaltou, durante o 9º Congresso ANBIMA de Fundos de Investimento, evento que acontece nesta quarta e quinta em São Paulo.
Nesse sentido, Pereira mencionou estudo realizado pelo Fórum Econômico Mundial, que destaca o desenvolvimento do setor financeiro como critério de competitividade entre as nações. Comentou que oito pontos foram indicados, pelo estudo, como vantagens competitivas, dos quais três guardam relação direta com o mercado de capitais: fonte de financiamento, alternativa para levantar recursos para pequenas e médias empresas e regulação do mercado.
Especificamente sobre o último ponto, Pereira destaca o papel do regulador – como a própria CVM – de promover investimento seguro, mas sem abrir mão da proteção do investidor. Ressaltou, inclusive, a importância de a regulação acompanhar as mudanças tecnológicas. “Hoje, nos deparamos com questões como segurança cibernética e questões éticas”, exemplifica. “Os aperfeiçoamentos precisam ser contínuos e evolutivos”.
A Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) representa um ecossistema de cerca de 1.500 instituições de diversos segmentos, entre associados e instituições que seguem os códigos de autorregulação da entidade. São bancos comerciais, múltiplos e de investimento, asset managements, corretoras, distribuidoras de valores mobiliários e consultores de investimento. Ao longo de sua história, a associação construiu um modelo de atuação inovador, exercendo atividades de representação dos interesses do setor; de autorregulação e supervisão voluntária e privada de seus mercados; de distribuição de informações que contribuam para o crescimento sustentável dos mercados financeiro e de capitais; e de educação para profissionais de mercado, investidores e sociedade em geral.