• Empresas fiscalizadas.

Relatório Semanal ANBIMA: fundos de investimento têm captação de R$ 8,2 bilhões na primeira semana de 2022

Os fundos de investimento tiveram captação líquida positiva de R$ 8,2 bilhões entre os dias 3  e 7 de janeiro, segundo relatório semanal da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). O resultado é a diferença entre R$ 195,7 bilhões de aportes e R$ 187,5 bilhões de resgates no período.

Os FIDCs (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios) se destacaram no período com captação líquida positiva de R$ 6,1 bilhões. Um único fundo da classe aportou esse mesmo montante, R$ 6,1 bilhões, influenciando no resultado da semana anterior. Os fundos de renda fixa tiveram saldo líquido de R$ 5,4 bilhões, seguidos dos ETFs (Exchange Traded Funds) com R$ 313,1 milhões, dos fundos de previdência com R$ 73,3 milhões e dos FIPs (Fundos de Investimento em Participações) com R$ 70,8 milhões.

Fecharam no vermelho: os fundos de ações com resgates líquidos de R$ 1,9 bilhão, os multimercados com saídas de R$ 1,6 bilhão (houve concentração com o saque de um fundo no valor de R$ 1,7 bilhão) e os cambais com retiradas líquidas de R$105,8 milhões.

Confira os resultados na íntegra.

A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) representa mais de 270 instituições de diversos segmentos. Dentre seus associados, estão bancos comerciais, múltiplos e de investimento, asset managements, corretoras, distribuidoras de valores mobiliários e consultores de investimento. Ao longo de sua história, a Associação construiu um modelo de atuação inovador, exercendo atividades de representação dos interesses do setor; de regulação e supervisão voluntária e privada de seus mercados; de distribuição de informações que contribuam para o crescimento sustentável dos mercados financeiro e de capitais; e de educação para profissionais de mercado, investidores e sociedade em geral.