• Empresas fiscalizadas.

Relatório semanal ANBIMA: fundos têm retiradas de R$ 10 bilhões entre os dias 22 e 26 de novembro

Os fundos de investimento tiveram retiradas líquidas de R$ 10 bilhões entre os dias 22 e 26 de novembro, segundo dados concedidos pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). Esse resultado refere-se à diferença entre os aportes de R$ 182,6 bilhões e as retiradas de R$ 192,6 bilhões, no mesmo período.

Os fundos de renda fixa, ações e multimercados contribuíram com esse resultado. Eles tiveram saídas de R$11 bilhões, R$ 1,7 bilhão e R$ 4,4 bilhões. Os fundos cambiais sofreram retiradas de R$ 51,4 bilhões.

Em contrapartida, os FIDCs encerraram o mesmo período com a captação líquida positiva de R$ 5,5 bilhões, sendo a maior da semana. No entanto, esse movimento foi fruto de um aporte de início de um único valor de R$ 5 bilhões.

As demais classes de fundos fecharam no azul. A previdência registrou saldo líquido de R$ 117,4 milhões, os ETFs de R$ 495 milhões e os FIPs de R$ 924,3 milhões (influenciados por aportes de dois fundos que, juntos, somaram R$ 890 milhões).

Até 26 de novembro, a indústria de fundos registra captação líquida positiva de R$ 464,3 bilhões.

Confira o relatório

A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) representa mais de 270 instituições de diversos segmentos. Dentre seus associados, estão bancos comerciais, múltiplos e de investimento, asset managements, corretoras, distribuidoras de valores mobiliários e consultores de investimento. Ao longo de sua história, a Associação construiu um modelo de atuação inovador, exercendo atividades de representação dos interesses do setor; de regulação e supervisão voluntária e privada de seus mercados; de distribuição de informações que contribuam para o crescimento sustentável dos mercados financeiro e de capitais; e de educação para profissionais de mercado, investidores e sociedade em geral.