Novo modelo de representação da ANBIMA

Estamos implementando um novo modelo de governança para melhor representar os interesses dos associados. O objetivo da mudança é otimizar e simplificar a estrutura, garantindo eficiência e agilidade na representação das pautas do mercado.
Como fica a representação da ANBIMA
Foram criados oito fóruns: seis de representação e dois de apoio, além de grupos consultivos.
Os de representação são voltados às principais atividades do mercado. Assim, passamos a ter fóruns de gestão de fundos mútuos, gestão de fundos estruturados, estruturação de ofertas, negociação, serviços fiduciários e distribuição. Essa nova organização privilegia o foco estratégico dos organismos, para propiciar maior interação com a Diretoria, e está em linha com a mudança já feita na autorregulação, marcada pelo lançamento dos códigos de Administração de Recursos de Terceiros e de Distribuição. Os fóruns de apoio são o tributário e o jurídico.
A nova estrutura prevê ainda a existência de comissões temáticas, grupos criados para auxiliar os fóruns de representação em discussões mais específicas do mercado e também na criação de regras de autorregulação.
Além dos fóruns, o modelo de representação conta com grupos consultivos para temas classificados como "emergentes" e/ou "permanentes" ligados à Diretoria. No caso dos emergentes, são discutidos assuntos transversais que não estão 100% incorporados nos fóruns e precisam ser tratados separadamente. No momento, temos três: cibersegurança, sustentabilidade e inovação. Já os grupos permanentes dão suporte aos produtos e/ou serviços oferecidos pela ANBIMA, além de traçarem cenários e projeções para o mercado. São eles: precificação, certificação, educação e macroeconômico.
Confira o desenho do novo modelo no link: http://anbi.ma/novo-repr

Novos canais de comunicação
Para você acompanhar cada vez mais tudo o que está acontecendo na ANBIMA, lançamos dois novos canais de comunicação: o WhatsApp e o Workplace. Esses meios reforçarão ainda mais nossa interlocução com os associados, além de apresentar as novidades da ANBIMA, do mercado e da atividade da sua instituição (gestão de fundos mútuos, gestão de fundos estruturados, estruturação de ofertas, negociação, serviços fiduciários e distribuição).

Para se cadastrar no Whatsapp é simples! Leia o QR Code do endereço: http://anbi.ma/whats-qrcode ou adicione o número (11) 99762-3279 e mande um "oi". Em breve, enviaremos o link de acesso ao Workplace. A ferramenta permite a criação de grupos de debate online, bem como posts, lives e enquetes. É um novo espaço para o recebimento de sugestões e constante troca de ideias.

Dúvidas?
Confira tudo sobre a mudança na matéria especial que preparamos no nosso portal: http://anbi.ma/novagovernanca
Se tiver qualquer dúvida, fale com a área de Relacionamento com Associados pelo e-mail centraldoassociado@anbima.com.br ou pelos telefones (11) 3471-5298/5259.

José Carlos Doherty
Superintendente-geral