Mudanças no Código de Certificação

Na reunião de Diretoria do dia 2 de agosto foram aprovadas algumas mudanças na CGA (Certificação de Gestores ANBIMA), que entrarão em vigor em 2018. A CGA foi criada em 2009 e atualmente conta com 2.803 profissionais certificados.

Para aperfeiçoar nossas certificações e capacitar cada vez mais o mercado, passaremos a ter o Programa de Certificação para profissionais que atuam na gestão de recursos. Dentro dele estarão, além da CGA, as novas certificações para profissionais que atuam nas áreas de Risco e Compliance – ainda sem nome definido. Para os próximos anos, outras atividades relacionadas à gestão de recursos de terceiros, como trading e análise de valores mobiliários (buy side), também devem ganhar certificação específica.

Começaremos em breve a discussão dos assuntos que serão cobrados nos novos exames – a expectativa é que os programas sejam definidos até o final do ano. Além disso, foi aprovada pela Diretoria a inclusão de um processo de educação continuada (atualização da certificação) para os profissionais CGA (aprovados, certificados e isentos) e a reabertura do processo de isenção dos profissionais de alguns exames de certificação.

Também foi aprovado o desenvolvimento de uma prova específica de equalização para os profissionais CFA (Chartered Financial Analyst), concedida pelo CFA Institute, obterem a CGA. Será um exame com um número reduzido de temas, todos relacionados ao mercado de capitais local. Os profissionais CFA que forem aprovados se tornarão também CGA.

Até o final do ano, as mudanças devem estar consolidadas no Código de Certificação, com vigência das regras a partir de 2018.

Ana Leoni
Superintendente de Educação e Informações Técnicas