Assembleia geral: resultados

A assembleia geral extraordinária foi concluída nesta quinta-feira, dia 5. Os associados aprovaram as mudanças no nosso estatuto social e Código de Ética, que resultaram na reestruturação do Conselho de Ética.

O órgão passa a ter mais autonomia nas decisões da ANBIMA, especialmente nos pedidos de filiação e adesão – aprovações que eram de responsabilidade da Diretoria. A composição também muda: o conselho terá nove membros, sendo quatro de instituições não associadas, indicados pela Diretoria. Antes, podiam participar até sete pessoas representantes de empresas associadas.

O mandato passa de dois para quatro anos, com apenas uma reeleição. No entanto, para garantir a pluralidade, a cada dois anos, três membros que correspondem a 1/3 do conselho devem ser renovados. Outra novidade é a extensão do Código de Ética, até então restrito aos associados, para as instituições aderentes aos nossos códigos de autorregulação.

A composição do conselho será votada na nossa próxima assembleia no final de abril e as novas competências entrarão em vigor em maio.

Participaram da votação 137 associados, representando 59% do nosso quadro. Em nome da Diretoria, agradecemos a todos que participaram da assembleia.

Superintendente-geral da ANBIMA

05/03/2020