• Impactos da Covid-19.
  • Conteúdos especiais.
  • Eventos.
  • Fale Conosco.
  • Imprensa.
    Português Português (BR)

Circulares

Lançamento do Guia de Operacionalização do CBIO (Crédito de Descarbonização por Biocombustíveis)

Lançamento do Guia de Operacionalização do CBIO (Crédito de Descarbonização por Biocombustíveis)

Prezado(a) associado(a),

Lançamos hoje o Guia de Operacionalização do CBIO (Crédito de Descarbonização por Biocombustíveis). O documento é parte dos nossos esforços em disponibilizar ao mercado informações relevantes e conteúdo educativo sobre sustentabilidade.

O guia busca padronizar e estabelecer critérios mínimos para estimular a negociação do CBIO no Brasil. Ele traz todo o processo de operacionalização do ativo com definições para cada etapa: emissão, colocação, intermediação, manutenção, custódia, bem como critérios mínimos necessários nos contratos de prestação de serviços.

O CBIO é um ativo ambiental com negociação permitida desde dezembro de 2019, mas ainda tem pouco volume no mercado brasileiro. Ele foi criado como parte do RenovaBio, programa do governo que prevê a criação de instrumentos financeiros para atrair investimentos com foco na expansão da produção de biocombustíveis. Cada crédito de CBIO, emitido por produtores e importadores de biocombustíveis, como usinas, corresponde a uma tonelada de carbono que deixa de ir para a atmosfera.

Confira: http://anbi.ma/cbio

Boa leitura!

Zeca Doherty
Superintendente-geral

02/09/2020