ANBIMA realiza terceira edição da pesquisa de cibersegurança

Neste mês de julho realizaremos a terceira edição da pesquisa de cibersegurança, que desta vez será conduzida pelo instituto DataFolha e contará com a participação, além dos associados, de instituições aderentes aos códigos de Distribuição e Administração de Recursos de Terceiros. Por isso, a partir do dia 20 de julho, o DataFolha entrará em contato, por telefone, com as áreas relacionadas à atividade de cibersegurança nas instituições. Na sequência, será enviado um questionário por e-mail. A pesquisa é aplicada de forma anônima, portanto não é preciso indicar o nome do respondente ou da instituição.

Aspectos relacionados a cibersegurança ocupam espaço da agenda do nosso mercado há alguns anos e, consequentemente, o tema é recorrente em nossa pauta. Em 2015, integramos os esforços da IOSCO para a orientação de melhores práticas e disseminação de informações sobre segurança cibernética. No ano seguinte, a partir dos trabalhos do Grupo Consultivo de Cibersegurança, lançamos o nosso Guia de Cibersegurança. Com base no conteúdo do Guia realizamos desde 2017 a pesquisa de cibersegurança para mensurar o grau de maturidade e de aderência das instituições às boas práticas recomendadas.

Nesta nova edição, o estudo trará também percepções sobre mudanças decorrentes após as adaptações impostas pela pandemia, que levaram à adoção do home office em menor ou maior escala no mercado.

Assim que a pesquisa for concluída, compartilharemos o material com todos os associados.
Dúvidas podem ser esclarecidas com Eduardo Cury pelo telefone (11) 3471-4433 ou pelo e-mail eduardo.cury@anbima.com.br

Contamos com a sua colaboração e parceria!

Superintendente-geral da ANBIMA

17/07/2020