• Eventos.
  • Imprensa.
  • Fale Conosco.

Notícias

13 ideias inovadoras para o mercado: conheça todos os projetos do Hackathon ANBIMA

Evento reuniu equipes multidisciplinares para solucionar dois desafios da indústria de fundos: melhorar a percepção dos investidores sobre o produto e aumentar a eficiência para os prestadores de serviços

Um sistema focado no gerenciamento de liquidez dos fundos abertos; uma plataforma com notas para cada fundo; um aplicativo no qual o investidor pode incluir suas metas financeiras e acompanhar tim tim por tim tim. Essas foram algumas das 13 ideias criadas durante o Hackathon ANBIMA, competição com buscou soluções para a indústria de fundos, que aconteceu nos dias 31 de agosto e 1º de setembro.

+ Saiba mais sobre os dois projetos vencedores do Hackathon

 

A primeira edição trouxe profissionais de diversas áreas e perfis, como engenharia/desenvolvimento, design/UX, negócios, marketing e fundos. Eles vieram de cidades de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de Goiás. Alguns participaram desse tipo de competição pela primeira vez, outros já são veteranos – um dos competidores estava no seu 29º hackathon.

+ Veja detalhes dos 13 projetos no relatório sobre o hackathon

Os desafios foram complexos: um era focado na aproximação e melhora da percepção dos investidores sobre fundos, chamado de “protagonismo do investidor”; outro, sobre a eficiência dos processos realizados no dia a dia pelos prestadores de serviços dos fundos, como administradores, gestores, custodiantes etc., foi intitulado “inovar para gerar eficiência”.

+ Quer mais inovação? Então fique ligado no nosso Pitch Day para mercado de capitais!

Há um tempinho, apresentamos por aqui os vencedores da competição. Agora, podem ser conferidos todos os projetos do evento. Se você quiser saber mais sobre algum deles, entre em contato com a gente pelo e-mail faleconosco@anbima.com.br

DESAFIO: INOVAR PARA GERAR EFICIÊNCIA

VENCEDOR: SUS, Sistema Único de Suitability

Um único processo de suitability para o mercado: o cliente responde às questões apenas uma vez e tem seu perfil de investidor compartilhado com todas as instituições com que tenha relacionamento. Essa foi a solução do grupo ganhador para melhorar os procedimentos dos prestadores de serviços dos fundos. Uma base única online e dinâmica que agilizaria o processo de investimento e evitaria informações duplicadas, desatualizadas ou divergentes. O Sistema Único de Suitability poderia ser implementado nos sistemas das instituições via API (Aplicação de Interface de Programas)

FundData

Centralização de dados dos fundos para agilizar as trocas de informações entre administradores e profissionais de controladoria por meio de inteligência artificial e machine learning. A solução reduz esforço do back office e o tempo nas trocas de informação, além de verificar inconsistências e possíveis valores fraudulentos.

MacroView

Plataforma que monitora fluxos e rotinas dos administradores de fundos. O objetivo é criar um fluxo mais efetivo para atender às exigências da regulação no prazo e mitigar as falhas de comunicação com o administrador. O sistema envolve diversas áreas das instituições e gera avisos sobre o envio das documentações (inclusive de uma área para a outra).

FundHub

Otimização da integração entre distribuidores e administradores para padronizar as transações de forma rápida e segura, como transferências, aplicações e resgates. A plataforma converte o documento que o distribuidor envia no padrão em que o administrador deseja receber.

Relevantics

Automatização da busca e análise de fatos relevantes com a aplicação de filtros. Cada fato trará um farol que demonstra se há impacto regulatório ou financeiro e em qual percentual da carteira do fundo.

Predict Invest

Solução focada na melhora do gerenciamento de liquidez em fundos abertos, utilizando informações já coletadas pelos distribuidores. A plataforma avalia as informações pessoais dos cotistas e disponibiliza insights comportamentais, o que permite uma melhor avaliação do gestor quanto a possíveis resgates no fundo.

DESAFIO: PROTAGONISMO DO INVESTIDOR

VENCEDOR: Realize - Invista em seu sonho

Uma plataforma de investimento para incentivar as pessoas a aplicarem em fundos é a proposta do grupo vencedor desse desafio. Na plataforma Realize, o cliente faria uma avaliação de perfil com base no seu sonho e depois faria uma assinatura mensal com preços acessíveis a partir de R$ 40. Os meios de pagamento podem ser cartão de débito, crédito e até gift card (cartão pré-pago). É possível presentear alguém para conquistar seu sonho.

Growth Tree

Implementação de um sistema de ratings com notas para cada fundo de investimento, auxiliando os investidores no processo de tomada de decisão.

Labora

Aplicativo que educa e incentiva os investimentos de forma coletiva, em fundos e outros ativos. Por ele, o investidor pode criar metas de acordo com seus objetivos e tem a possibilidade de incluir outras pessoas para compartilhar a meta. O app traz as ações necessárias para conquistar o objetivo e conta, ainda, com um game sobre educação financeira.

B. Green

Plataforma com sugestões exclusivas de fundos que seguem práticas sustentáveis para composição de suas carteiras (conhecidas como ASG – critérios ambientais, sociais e de governança corporativa). O objetivo é que os públicos que ainda não se interessam pelo produto identifiquem-se com os fundos por seus propósitos e entrem para o mundo dos investimentos.

Novo Universo

Jogo sobre investimentos, com base no material do site Como Investir, com conteúdo lúdico e rápido focado nos jovens. O jogo tem quatro planetas: Planeja, Entenda, Escolha e Acompanhe, cada um com ilhas de temas do mercado – por exemplo, fundos. Após assistir aos conteúdos disponíveis, o jogador terá um rápido teste para garantir o entendimento dos pontos.

I9ação

Plataforma na qual o usuário indica seu objetivo, preenche o perfil de investidor e obtém as melhores opções de investimento para chegar à sua meta no prazo e da melhor forma possível. O investidor pode fazer aportes em qualquer instituição diretamente do app, não apenas por TED, mas também por cartão de crédito e digital wallets.

 

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.