• Empresas fiscalizadas.
  • Fale Conosco.
  • Imprensa.

Notícias

ANBIMA é apoiadora do Pacto de Promoção da Equidade Racial

Para diminuir a desigualdade racial, iniciativa cria protocolo para incluir raça na pauta ESG

A ANBIMA é apoiadora do Pacto de Promoção da Equidade Racial, iniciativa inédita no país que busca diminuir a desigualdade racial nas empresas brasileiras. Isso será feito por meio de um protocolo ESG racial que estimula a adoção de ações afirmativas e investimentos sociais que beneficiem a inclusão de pessoas negras no mercado de trabalho. O apoio à iniciativa foi aprovado pela Diretoria em reunião realizada em setembro.
 
Para Carlos Ambrósio, presidente da ANBIMA, a parceria é um passo importante em nosso trabalho de diversidade e inclusão. “Em pesquisa que fizemos com os associados, descobrimos que a pauta racial é prioridade para 80% das instituições que já trabalham com diversidade e inclusão e o Pacto traz ferramentas muito completas que podem fazer essa pauta avançar de forma bastante estruturada,” explica. “Agora, vamos debater com os associados como incorporar esses critérios dentro das estratégias que eles já têm em andamento em suas casas.” Como apoiadora, a ANBIMA irá colaborar para a difusão da iniciativa e de suas práticas entre os associados e demais membros de seu ecossistema.
 
O Pacto de Promoção de Equidade Racial é expresso por meio de um protocolo ESG (sustentabilidade ambiental, social e de governança) específico para questões raciais. Ele será aplicado em empresas que voluntariamente aderirem ao pacto, assumindo o compromisso público de trabalhar o seu ambiente interno e contribuir para a transformação da realidade social. 
 
A situação dessas empresas será medida pelo Índice ESG de Equidade Racial (IEER), que utiliza uma metodologia exclusiva para calcular o desequilíbrio racial da empresa por meio da avaliação de seu quadro de colaboradores, suas ocupações, suas remunerações e a distribuição racial na região em que a empresa atua. A combinação desses fatores será expressa em um Rating de Equilíbrio Racial, que possui uma escala de A++ a H. As empresas que participam do pacto devem obrigatoriamente veicular seu rating em seus sites. Ele será recalculado periodicamente e pode ser melhorado com avanços nas condições de equidade racial, adoção de políticas afirmativas ou realização de investimentos sociais voltados à equidade racial. 
 
Diversidade e Inclusão na ANBIMA
 
Diversidade e inclusão é uma de nossas prioridades estratégicas para 2021 e 2022. “Desde o ano passado estamos trabalhando muito próximos dos associados para definir como podemos auxiliar no avanço dessa pauta em nosso mercado,” explica Gilberto Costa, coordenador do Grupo de Trabalho de Diversidade e Inclusão. “Com apoio de uma consultoria, já realizamos uma pesquisa para entender o grau de maturidade das instituições de nosso mercado e criamos um fórum para discutir como trabalharemos essa pauta”. 
 
Com participação de 94 instituições associadas, a pesquisa apurou a percepção do mercado sobre os temas de diversidade e inclusão, o nível de maturidade das ações que realizam e a expectativa sobre a atuação da ANBIMA nesta pauta. Os resultados serão divulgados em breve. 
 
Nos próximos meses, trabalharemos para desenhar um plano de ação com o objetivo de criar uma rede de articulação entre os associados, difundir conhecimento, fazer advocacy da causa e avaliar os avanços da pauta em nossos mercados. O trabalho está sendo conduzido pelo Grupo de Trabalho de Diversidade e Inclusão, fórum formado por representantes de 24 instituições associadas que se voluntariaram para participar do trabalho. 
 

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.