• Empresas fiscalizadas.
  • Fale Conosco.
  • Imprensa.

Notícias

ANBIMA oferece inscrições gratuitas de certificações para programas de formação com foco em diversidade e inclusão

Programa tem o objetivo de dobrar o impacto de iniciativas de instituições associadas com foco em aumentar a diversidade e inclusão no mercado financeiro

Os programas de formação de profissionais para o mercado financeiro acabaram de ganhar um reforço: o Programa Portas Abertas, iniciativa da ANBIMA que tem o objetivo de potencializar a formação de pessoas de grupos minorizados ou em situação de vulnerabilidade social e facilitar seu acesso à cargos no mercado financeiro por meio das nossas certificações.

“A diversidade e inclusão é uma pauta que só cresce em importância em nosso mercado e isso tem refletido no aumento dos programas de capacitação de pessoas diversas para atuarem no nosso mercado,” comenta Marcelo Billi, superintendente de Comunicação, Educação e Certificação. “As certificações são um importante instrumento para abrir os caminhos para carreiras nas instituições financeiras e por isso é importante facilitar o acesso de grupos que historicamente não têm acesso a estas oportunidades.”

A iniciativa faz parte de nossa estratégia de diversidade e inclusão, uma de nossas prioridades para 2022, e propõe a união de forças com os associados que possuem programas que buscam diminuir a desigualdades no mercado financeiro por meio da formação profissional de mulheres, de pessoas pretas e pardas, de pessoas com deficiência, da comunidade LGBTQIA+, pessoas em situação de vulnerabilidade social e outros grupos minorizados.

“Fomos procurados por alguns desses programas nos últimos anos e notamos que as nossas certificações são consideradas a chave para abrir as portas do mercado de trabalho para essas pessoas”, explica Billi. “Por isso estruturamos um programa que vai aproveitar dessas iniciativas de sucesso que já existem e permitir que elas possam dar essa oportunidade para mais pessoas.”

Isso será feito por meio de uma parceria bilateral entre a ANBIMA e as instituições associadas que oferecem ou patrocinam esses tipos de projetos: as instituições que comprarem inscrições das certificações CPA-10, CPA-20, CFG, CGA e CGE para utilizarem nesses programas receberão gratuitamente o mesmo número de inscrições adquiridas, dobrando o número de inscrições disponíveis para o programa.

A concessão de bolsas de certificação para parceiros e projetos sociais já é uma prática antiga na ANBIMA. Nos últimos anos, mais de 1800 pessoas tiveram a oportunidade de realizar os exames por meio de nossas parcerias com universidades e programas de inclusão. O objetivo agora é expandir essa prática com foco na busca por maior diversidade e inclusão em nossos mercados.

Podem participar projetos realizados ou financiados publicamente por instituições associadas à ANBIMA, que tenham entre os seus objetivos aumentar a diversidade e inclusão no mercado financeiro e que proporcionem a formação dos candidatos para atuar no mercado financeiro e para realizar as provas de certificação.

Os interessados devem submeter detalhes sobre o projeto para análise da nossa equipe para o e-mail portasabertas@anbima.com.br

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.