Anbima entra para Comitê Gestor do Laboratório de Inovação Financeira
Atuaremos na gestão estratégica do LAB e contribuirá para aprofundar discussões sobre o mercado de capitaisEntramos para o Comitê Gestor do LAB (Laboratório de Inovação Financeira), fórum multissetorial público-privado que promove a inovação nas finanças sustentáveis no Brasil. O comitê é a principal instância deliberativa que cuida da gestão estratégica da iniciativa.
Fruto de uma parceria entre a ABDE (Associação Brasileira de Desenvolvimento), o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e a CVM, à qual se juntou o iCS (Instituto Clima e Sociedade) no ano passado, o LAB tem foco na produção de conhecimento. Isso se dá pela realização de webinares, publicações, eventos, apoio técnico a reguladores e formuladores de políticas públicas e elaboração de proejtos pilotos de iniciativas inovadoras.
A atuação da Anbima no LAB vem de longa data, participando das discussões e dos grupos de trabalho do laboratório. “Nossa entrada para o Comitê Gestor é um caminho natural do engajamento que conduzimos com a entidade nos últimos anos. O LAB tem contribuído com o mercado de capitais em diversos temas de fronteira em finanças sustentáveis. Nosso objetivo é aprofundar ainda mais as discussões e aproximar esse conhecimento do mercado. Da mesma forma, poderemos levar necessidades do setor de forma estruturada”, afirma Zeca Doherty, nosso diretor-executivo.
Em nota, o LAB destacou que a entrada da Anbima como instituição mantenedora, junto ao iCS (Instituto Clima e Sociedade), que integra a gestão desde 2025, fortalece a governança da entidade. "A entrada da Anbima no Comitê Gestor, em conjunto com a contribuição já consolidada do iCS, amplia o alcance institucional do LAB para o debate técnico, a produção de conhecimento aplicado e a articulação entre setor público, mercado e sociedade civil".
Atualmente, o laboratório conta com três grupos de trabalho: finanças verdes; fintech; e instrumentos financeiros e investimentos de impacto. Doherty reforça que os temas trabalhados estão em sinergia com pautas estratégicas da Anbima. “Esse tipo de parceria é um ganha-ganha para o mercado, ao passo que unimos forças em prol de soluções conjuntas para os desafios do setor”.