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Ao completar dez anos, SSM passa por ampla modernização

Sistema de comunicação da Anbima com o mercado tem novo módulo de alteração cadastral

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SSM (Sistema de Supervisão de Mercados), nosso principal canal de contato com as instituições que seguem nossos códigos de autorregulação, está comemorando dez anos. A celebração dessa data coincide com o lançamento de uma versão “2.0” do sistema, resultado de um processo robusto de modernização. A transformação está sendo feita em fases, o que assegura uma melhor experiência para os usuários – é uma transição fluida e segura, para que as instituições possam se habituar aos poucos com a mudança.
 

A primeira etapa dessa transformação já está no ar, com o novo módulo de alteração cadastral, totalmente redesenhado, com foco na experiência do usuário e novas funcionalidades que tornam o sistema ainda mais amigável e acessível. Em um primeiro momento, as interfaces antiga e nova do SSM vão coexistir, mas gradualmente a anterior será descontinuada.

Desde sua criação, em 2015, o SSM tornou-se referência na Supervisão, contribuindo para a transparência, a integridade e a evolução das práticas de acompanhamento do cumprimento das regras de autorregulação. Essa trajetória é motivo de celebração para a associação e para todos que acreditam no fortalecimento do mercado a partir de regras claras e supervisão eficiente.

"O SSM é um dos componentes fundamentais da nossa estrutura de Supervisão de mercados, à medida que permite uma interação segura e transparente com as instituições que seguem nossos códigos. Nada mais adequado, portanto, que neste aniversário de dez anos promovermos uma reformulação mais ampla do sistema", afirma Zeca Doherty, nosso diretor-executivo. "A ideia é que ele continue desempenhando cada vez melhor a função de conectar autorregulados e autorregulador conforme as melhores práticas", acrescenta.

"Nossos pedidos de informações e interações com as instituições ocorriam por e-mail, o que trazia fragilidades ao processo. Desde que o SSM foi lançado, fizemos constantes aprimoramentos no sistema, gradualmente incorporando novidades que sempre foram pautadas pelas demandas do mercado. E foi assim que chegamos ao lançamento dessa versão ‘2.0’, que certamente vai facilitar muito nossa interação com as instituições supervisionadas", ressalta Guilherme Benaderet, nosso superintendente de Supervisão de Mercados.
 

O número de usuários do SSM saltou de cerca de 2 mil no final de 2015 para quase 11 mil atualmente – reflexo do crescimento do mercado e do nosso compromisso com o aprimoramento contínuo.

Trajetória de inovação

O caminho do SSM ao longo da última década foi marcado pela inovação. Desenvolvido internamente pela nossa área de TI, ele foi concebido como uma ferramenta de mensageria, mas sempre acompanhou de perto as necessidades dos associados e das instituições que seguem os nossos códigos de autorregulação. Ao longo do tempo, ampliamos o SSM com novos módulos e funcionalidades, como o módulo de documentos, o fale com a Supervisão e os indicadores do supervisionado, sempre buscando mais eficiência e segurança.

Além do amplo uso do SSM pelas instituições, a própria CVM também se vale da ferramenta, em virtude dos acordos de cooperação técnica celebrados com o regulador. Com acesso direto, por meio do perfil exclusivo de “regulador”, essa integração permite à CVM, no que se refere a temas abarcados por esses acordos, acessar em tempo real documentos, comunicados, informações e interações entre a Anbima e as instituições.

Diálogo com o mercado

"Na sua jornada de evolução, que coincide com o próprio aperfeiçoamento das atividades de Supervisão, o SSM periodicamente ganhava novos módulos – cada um deles com o objetivo de responder a uma necessidade das instituições. Mas, em geral, esses acréscimos não implicavam alteração técnica mais aprofundada. "O modelo que estamos lançando agora endereça diretamente essa questão, apresentando ao mercado uma interface alinhada com os atuais requisitos técnicos de um sistema de interação eficiente", comenta Benaderet.

Embora seja mais ampla que as atualizações anteriores do SSM, a mudança de 2025 teve um mesmo ponto de partida: um diálogo transparente e constante com o mercado, do qual saiu boa parte dos insumos para os ajustes do sistema.

"Afinal, sempre prezamos pela escuta ativa das instituições para encontrar soluções que combinem eficiência, segurança e redução do custo de observância", completa nosso superintendente. Ele lembra que também foram mapeadas as demandas do público interno da associação.

Todo esse processo de modernização e transformação do SSM busca fortalecer ainda mais o uso do sistema como ferramenta estratégica para o dia a dia das instituições oferecendo novas funcionalidades e recursos.

O SSM é mais do que uma plataforma tecnológica: é um símbolo do compromisso da associação com as melhores práticas e com a construção de um ambiente cada vez mais transparente, sólido e confiável.

Ao celebrar esses dez anos, renovamos o compromisso de evoluir e inovar. O SSM seguirá se transformando para continuar conectando autorregulados e o autorregulador, sempre alinhado às demandas do mercado e às necessidades dos associados. A jornada continua, pautada pela excelência e pela colaboração que faz do SSM um verdadeiro pilar da supervisão e da comunicação institucional da associação.