APIs do Selic: lançamentos em 2025 atenderam demanda do mercado por maior integração
Ao longo do ano, foram disponibilizadas diversas consultas integradas, facilitando o dia a dia das instituições
Como parte da agenda de inteligência de dados do ANBIMA em Ação, o conjunto de atividades que elegemos como prioritárias para o biênio 2025/2026, foram lançadas ao longo do ano quatro novas APIs (interface de programação de aplicações, na sigla em inglês) no Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia). As documentações estão disponíveis na plataforma Selic Conecta, o catálogo digital que reúne as documentações e facilita a integração do mercado financeiro aos produtos e serviços oferecidos pelo sistema.
As APIs disponibilizadas permitem consultar, de forma integrada aos sistemas das casas, os seguintes dados:
• Informações de negócios registrados no Selic, incluindo preços médio mínimo e máximo e as operações que compõem as estatísticas. Saiba mais
• Dados cadastrais de títulos custodiados no Selic e informações da taxa Selic calculada diariamente. Saiba mais
• Dados públicos de contas e clientes, bem como dados da área logada. Saiba mais
• Dados cadastrais públicos das instituições que fazem parte do Selic. Saiba mais
Para Francisco Vidinha, nosso superintendente do Selic, “os lançamentos das APIs estão em linha com a necessidade do mercado por soluções que entreguem valor às instituições, facilitando as rotinas e processos internos”. A agenda de inteligência de dados do ANBIMA em Ação prevê a disponibilização de informações em formatos mais amigáveis e que permitam consultas personalizadas.
O que é o Selic Conecta
O Selic Conecta é um catálogo digital voltado a desenvolvedores, que tem por objetivo facilitar a integração do mercado financeiro aos produtos e serviços oferecidos pelo Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia). Lá, é possível encontrar todas as informações sobre APIs (interfaces de programação de aplicações, na sigla em inglês) disponibilizadas para o mercado.
Saiba mais sobre o Selic
O Selic é uma infraestrutura do mercado financeiro que opera como depositária central e sistema de liquidação dos títulos públicos federais. Além disso, faz o processamento de leilões de títulos e operações compromissadas, acolhe depósitos voluntários e efetua o cálculo diário da taxa Selic, entre outros serviços. É administrado pelo Demab (Departamento de Operações do Mercado Aberto) do Banco Central, com apoio da ANBIMA, há mais de 45 anos. Acesse nossa página especial sobre o Selic
Conheça o ANBIMA em Ação
O ANBIMA em Ação é o conjunto das principais iniciativas da Associação para este e o próximo ano. Esse planejamento estratégico foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos nossos associados, novos players, reguladores e lideranças da ANBIMA que resultou em uma agenda apoiada em três pilares: representatividade, inteligência de dados e redução do custo de observância. Além das iniciativas sob estes três pilares indicados na consulta, o ANBIMA em Ação 2025-2026 inclui temas que já estão em andamento, seja porque são estratégicos para o mercado ou para o futuro da Associação: sustentabilidade, investimento internacional, finanças digitais, inteligência artificial e educação. Confira cada uma aqui.