• Empresas fiscalizadas.
  • Fale Conosco.
  • Imprensa.

Notícias

Banco de dados de instituições é ferramenta de pesquisa para investidores e mercado

O Cadastro ANBIMA ficou mais robusto com a adição de novas funções para dar mais segurança e transparência ao mercado.

 

Já conferiu o Cadastro ANBIMA de Instituições e Profissionais de Investimento? Um banco de dados gratuito, com informações e o histórico de atuação de mais de mil empresas de investimento, desenvolvido para identificar as instituições comprometidas com a ética e as melhores práticas do mercado.

Desde a sua concepção, a ferramenta busca ser uma aliada no combate às fraudes financeiras ao auxiliar os investidores na tomada de decisão na hora de escolher onde colocar seu dinheiro, explica Carlos Ambrósio, nosso presidente.

 "Em um momento de taxas de juros mais baixas é natural as pessoas buscarem novas alternativas de investimento, mas isso também deixa os investidores mais suscetíveis aos golpes financeiros. Por isso, disponibilizamos as informações de todas as empresas que seguem nossos códigos de melhores práticas e são fiscalizadas constantemente, auxiliando os investidores com dados para tomada decisão", complementa.

+ Cadastro ANBIMA permite consulta a empresas de investimento fiscalizadas

A partir desta versão do Cadastro ANBIMA é possível consultar também o histórico de penalidades, termos de compromisso, PAIs (Procedimentos para Apuração de Irregularidades) e processos relacionados às instituições que seguem voluntariamente os nossos códigos de melhores práticas, pontua Guilherme Benaderet, superintendente de Supervisão de Mercados. "Queremos que o investidor e o mercado tenham uma visão transparente do compromisso das empresas em seguir as boas práticas de mercado", acrescenta.

Atualmente, 1.130 instituições financeiras seguem os nossos códigos, sendo que 284 são associadas. São bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras que são supervisionadas e estão suscetíveis a punição caso descumpram as regras expressas pelos códigos de adesão voluntária.

Cada uma dessas empresas possui um perfil na plataforma, onde são exibidos também seus dados cadastrais, quais códigos segue, seus representantes nos diversos organismos da ANBIMA e o número de profissionais certificados que integram o quadro de funcionários. Ao todo, mais de 157 mil profissionais certificados pela Associação estão vinculados às instituições cadastradas e agrupados por tipo de certificação (CPA-10, CPA-20, CEA e CGA). 

Para conferir o Cadastro ANBIMA de Instituições e Profissionais de Investimento, acesse: anbi.ma/cadastro 

 

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.