• Empresas fiscalizadas.
  • Fale Conosco.
  • Imprensa.

Notícias

BNDES seleciona estruturas financeiras que promovam impacto socioambiental positivo

Nesta quinta, o banco realizará um webinar para esclarecimento de dúvidas

O BNDES abriu uma chamada pública para selecionar estruturas de blended finance com foco em projetos nas áreas de bioeconomia florestal, economia circular e desenvolvimento urbano. O projeto do banco tem parceria do LAB (Laboratório de Inovação Financeira).

As estruturas blended finance utilizam, usualmente, recursos não reembolsáveis e filantropia para engajar capital de terceiros para realização de iniciativas com impacto socioambiental positivo. As estruturas são hídridas, ou seja, podem combinar diferentes instrumentos, como dívida, garantias, doações, equity, seguros, fundos garantidores, entre outros. O uso delas ainda é incipiente no Brasil e a intenção do BNDES é fomentar esse ecossistema, contribuindo com a Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).

O banco oferecerá até R$ 90 milhões em recursos não reembolsáveis para as estruturas selecionadas. Os demais recursos deverão ser captados pelo estruturador com terceiros.

O prazo para apresentação de propostas vai até 8 de julho e podem participar empresas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, com sede no Brasil e/ou empresas de direito público interno – exceto da União e de entidades dependentes dela. Além de cadastrar o projeto no portal do cliente do BNDES, o proponente também deverá enviar documentos que comprovem capacitação para estruturação e todos os demais documentos correspondentes à proposta.

Nesta quinta-feira, dia 19, às 15h, o banco realizará um webinar para esclarecimento de dúvidas – não é preciso fazer inscrição. No fim de junho, acontecerá outro – ainda sem data definida.

O resultado da chamada será divulgado entre outubro e dezembro de 2022.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail chamada.blendedfinance@bndes.gov.br.

 

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.