BNDESPAR abre seleção de gestores para FIP de empresas com capital semente
Fundo investirá em empresas de tecnologia voltadas à internet das coisas. Chamada pública vai até 7 de fevereiro de 2020
Está aberto o processo de seleção para gestores do próximo FIP (Fundo de Investimento em Participações) da BNDESPAR, braço de participações em empresas do BNDES, junto com o venture capital Qualcomm Ventures. O fundo é da categoria capital semente – ou seja, negócios que ainda não saíram do papel ou que estão dando os primeiros passos – e voltado a empresas de internet das coisas.
+ Confira todos os documentos para a seleção do gestor
Os critérios de seleção incluem a experiência do gestor, formação da equipe, estratégia de prospecção de ativos, metodologia de acompanhamento da carteira, formas de captação de recursos e custos do fundo. O Plano Nacional de Internet das Coisas e a Portaria MCTIC 5.894, que trata do uso de recursos da Lei da Informática em fundos de venture capital, podem ser utilizados como materiais de referência para elaboração da proposta.
A BNDESPAR e o Qualcomm Ventures poderão investir até R$ 40 milhões cada uma – ambos devem respeitar o limite de até 25% do capital comprometido do produto.
O edital da chamada pública está disponível no site do BNDES, assim como o roteiro e o modelo de envio de propostas. É possível se candidatar até o dia 7 de fevereiro de 2020. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato pelo e-mail fundo.iot@bndes.gov.br.