Cerimônia de entrega do Prêmio Imprensa ressalta contribuição dos jornalistas para educação financeira
Três profissionais foram homenageados durante evento organizado pelo Comitê Consultivo de Educação da CVM
Três jornalistas foram premiados nesta sexta-feira pela publicação de reportagens que contribuíram para divulgar informações sobre o mercado de capitais e fortalecer a educação financeira no país, estimulando os investidores a tomarem decisões mais conscientes em relação a regras, riscos e oportunidades.
Sérgio Tauhata Ynemine, Samuel Pimentel e Anna Heloisa de Vasconcelos foram os vencedores do 15º Prêmio Imprensa, organizado pelo Comitê Consultivo de Educação da CVM.
Para João Pedro Nascimento, presidente da CVM, informação de qualidade é fundamental para o mercado de capitais e a imprensa tem um papel muito relevante em um contexto de crescimento das redes sociais e do número de investidores.
Carlos André, nosso presidente, ressaltou durante a cerimônia de entrega dos prêmios, em São Paulo, a importância de trazer transparência, credibilidade, educação e informação para todos os participantes do mercado. “O prêmio é uma forma de reconhecimento desse trabalho da imprensa”, acrescentou.
Gilson Finkelsztain, CEO da B3, destacou como ter uma imprensa de qualidade é relevante neste momento de tanta disseminação de informação nas redes sociais. "Jornalistas são fundamentais para a democratização das informações sobre investimentos”, completou.
Veja as matérias vencedoras desta edição:
- Jornal (Cobertura Nacional): Sérgio Tauhata Ynemine com a matéria "Aumenta uso de criptomoedas em crimes digitais", publicada no Valor Econômico.
- Jornal (Cobertura Local/Regional): Samuel Pimentel com a matéria "Mercado exige negócios atentos a fatores sociais, ambientais e de governança", publicada no jornal O Povo (Fortaleza/CE).
- Mídia Digital: Anna Heloisa de Vasconcelos com a matéria “Educação financeira deve ser ensinada desde cedo; veja como abordar o tema com crianças", publicada no Diário do Nordeste.
E as inscrições para o 16º Prêmio Imprensa de Educação ao Investidor estão abertas. Os autores dos trabalhos premiados nas categorias Jornal – Cobertura Nacional, Jornal – Cobertura Local/Regional, Revista e Mídia Digital receberão um certificado e prêmios no valor de R$ 3,5 mil.