• Empresas fiscalizadas.
  • Fale Conosco.
  • Imprensa.

Notícias

Convênio firmado com a CVM irá monitorar influenciadores de investimento

Acordo entre as entidades visa a cooperação e o intercâmbio de experiências relativos a provedores de conteúdo que tratam sobre finanças

Firmamos um novo convênio com a CVM, desta vez para acompanhar a atuação dos influenciadores de investimento. O acordo prevê, entre outras medidas, o uso de uma ferramenta de gestão de informações para o monitoramento de publicações sobre investimentos e finanças nas redes sociais.

O convênio foi instituído considerando o aumento expressivo do número de investidores pessoa física no Brasil e a capacidade dos criadores de conteúdo de investimento em influenciar a tomada de decisão de seus seguidores. Na esfera de atuação da CVM, o monitoramento poderá observar o cumprimento das regras previstas na Instrução CVM 8 e na lei 6404/76, que veda o uso de informação relevante para obtenção de vantagens no mercado financeiro.

O tema entrou na agenda da Associação no ano passado, com o início do monitoramento dos influenciadores digitais, incluindo desde perfis que abordam educação financeira e explicam os produtos de investimento até traders e outros tipos de profissionais do mercado. Com o apoio de uma empresa especializada na análise de dados, foram identificados cerca de 265 influenciadores ativos falando sobre investimentos e finanças pessoais, com um alcance médio de 74 milhões de seguidores.

“Os influenciadores são agentes com papel relevante no mercado por contribuírem com a educação financeira e a disseminação de informações mais acessíveis sobre o mercado financeiro para a população em geral. Essa atuação é ainda mais importante no cenário atual, de baixa taxa de juros e diversificação de carteiras”, afirma o nosso presidente Carlos Ambrósio. Ele explica que o convênio com a CVM poderá identificar aqueles que acabam ultrapassando o limite da educação financeira e avançam na recomendação de produtos ou carteiras, atividade para a qual é preciso ter habilitação da autarquia.

Confira a íntegra do novo convênio no site da CVM

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.