• Impactos da Covid-19.
  • Conteúdos especiais.
  • Eventos.
  • Fale Conosco.
  • Imprensa.

Notícias

Cresce a adesão aos nossos códigos de autorregulação

Mercado passa um sinal positivo, mesmo durante o período atípico da pandemia

Aumentou o número de adesões aos nossos códigos de autorregulação no primeiro semestre de 2020, mesmo com a pandemia e a queda no ritmo da atividade econômica: foram 136 adesões, frente a 101 no mesmo período do ano passado. “É um sinal positivo que recebemos do mercado neste ano atípico”, comenta Guilherme Benaderet, superintendente de Supervisão de Mercados. A exemplo de anos anteriores, o código de certificação liderou as novas adesões, totalizando 51 novas instituições a seguirem as regras no semestre.

Confira a lista completa de orientações e penalidades do 1º semestre de 2020

Outro destaque do período foi a necessidade de o mercado se adequar rapidamente ao trabalho em contingência, o que levou a ANBIMA a postergar ou suspender algumas exigências normalmente feitas às instituições. Durante dois meses não foram aplicadas multas por descumprimento objetivo. As atividades de supervisão continuaram acontecendo, com a finalidade de orientar, diante do entendimento geral de que havia a necessidade de flexibilizar temporariamente as regras para facilitar o dia a dia das instituições nesse período. “Mantivemos um olhar mais atento sobre questões importantes naquele momento: a liquidez dos fundos de investimento, principalmente de crédito privado, e o processo de distribuição de produtos”, explica Benaderet. No período, foram enviadas 341 cartas de orientação para as empresas que seguem as regras da autorregulação, número menos expressivo que no mesmo período do ano anterior. O Código de Administração de Recursos de Terceiros foi o tema da maior parte dessas cartas, que são documentos encaminhados às instituições com o objetivo de auxiliá-las a ajustar seus processos quando detectados descumprimentos de baixa relevância.

Entenda os procedimentos da Supervisão de Mercados

Saiba mais

Para conhecer em detalhes o balanço das orientações e penalidades do primeiro semestre de 2020, basta consultar o Relatório de Supervisão - 1º semestre de 2020. O documento traz também a relação completa de instituições que aderiram ou cancelaram suas adesões às nossas regras de autorregulação.

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.