• Impactos da Covid-19.
  • Conteúdos especiais.
  • Eventos.
  • Fale Conosco.
  • Imprensa.

Notícias

Dados sobre fundos de investimento chegam ao ANBIMA Data

Plataforma gratuita traz transparência à indústria, além de facilitar a consulta dos participantes do mercado

Desde o dia 10 de dezembro, as informações sobre fundos de investimento fazem parte do ANBIMA Data – plataforma que, atualmente, reúne, em um só lugar dados e documentos de debêntures. Com acesso gratuito, o sistema visa dar mais transparência às informações e fomentar negócios a partir da disponibilização de dados comparáveis e de qualidade.

+ Acesse as informações no ANBIMA Data

A novidade beneficiará, principalmente, os distribuidores que utilizam dados de diferentes prestadores de serviços para compor as informações de um fundo. No sistema, eles encontrarão os dados consolidados em um único lugar.

O ANBIMA Data nasceu com o objetivo de reunir os dados de todos os ativos do mercado. Começamos pelas debêntures e, após um ano, temos mais de mil papéis cadastrados, que representam 70% do mercado. “Agora, demos um grande passo com a inclusão de informações dos fundos, uma indústria que tem mais de R$ 5 trilhões de patrimônio líquido. Sem dúvida, o sistema facilitará a vida dos participantes do mercado, ao mesmo tempo que contribuirá para a transparência e o fomento do segmento”, afirma Carlos Salamonde, presidente do Fórum de Serviços Fiduciários.

Os dados disponíveis, com atualização diária, incluem: informações cadastrais dos mais de 16 mil fundos regulados pela Instrução CVM 555, como CPNJ, classe ANBIMA, nome do fundo etc.; lista com os nomes dos prestadores de serviço (administrador, distribuidor, gestor etc.) de cada fundo; taxas, como administração e performance, quando for o caso; informações das movimentações das cotas: valor mínimo para aplicação, prazo para resgate, valor mínimo para novos aportes etc.; dados diários da série histórica, como patrimônio líquido, captação e número de cotistas do último ano; e regulamento do fundo.

Como usar

É possível acessar a plataforma diretamente pelo site data.anbima.com.br. Caso deseje consumir as informações nos sistemas de sua instituição, basta acessar o ANBIMA Feed, nossa plataforma de APIs (Aplicação de Interface de Programa) que facilita a integração diária de dados. Também estão disponíveis pacotes de outros dados, como preços, índices, debêntures, entre outros. Para saber mais, é só consultar a página developers.anbima.com.br ou entrar em contato pelo e-mail comercial@anbima.com.br.

A forma como as instituições enviam diariamente os dados para a ANBIMA permanece a mesma: por meio do nosso portal ou pelo Sistema Galgo. O SI ANBIMA, atual base de dados de fundos, continua no ar.

Dúvidas podem ser esclarecidas com pelo e-mail informacoes.fundos@anbima.com.br ou pelos telefones (11) 3471-4282/4288.

 

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.