Educação financeira exige esforços conjuntos
Carlos Ambrósio destaca importância de iniciativas de educação, informação e proteção aos investidores em abertura de evento da CVMA importância de esforços conjuntos do setores público e privado em prol da educação financeira foi destacada pelo nosso presidente, Carlos Ambrósio, na cerimônia de abertura do 3º Seminário Regional sobre Novas Tendências em Educação Financeira, na segunda-feira, 12, em São Paulo. O evento, realizado junto com a 6ª Conferência de Ciências Comportamentais e Educação do Investidor, é organizado pela CVM, com o nosso apoio e da B3.
“Somente iniciativas conjuntas de educação, informação e proteção aos investidores conseguirão conscientizar as pessoas e estimular comportamentos que levem à uma vida financeira mais equilibrada”, disse Ambrósio.
Ele citou o desafio que a indústria de investimento tem pela frente, principalmente se considerarmos o resultado de uma de nossas pesquisas, que apontou que 58% dos brasileiros não tinham nenhum investimento em 2017.
Ambrósio ressaltou a necessidade de ações voltadas não só para o investidor, mas também para os profissionais que atuam no mercado. “Afinal, eles fazem a ponte com cliente, ajudando as pessoas no momento de tomada de decisão”, disse ele, citando outro dado da pesquisa: para 41% dos investidores, os gerentes são a principal fonte de informação na hora de fazer uma aplicação.