• Empresas fiscalizadas.
  • Fale Conosco.
  • Imprensa.

Notícias

Exames de certificação retornam em 23 de julho

Cidades que não têm restrição de funcionamento dos centros de teste voltarão a receber exames da CPA-10, da CPA-20, da CEA e da CGA

Os exames para as nossas certificações profissionais serão retomados na próxima quinta-feira, 23 de julho. As provas estavam suspensas em todo o país desde o dia 17 de março em razão da pandemia de Covid-19.

A retomada será gradual e acontecerá, inicialmente, nas cidades onde não existem restrições para funcionamento dos centros de teste nos quais as provas são aplicadas. “Nas últimas semanas houve um movimento de reabertura de grandes cidades, o que acabou viabilizando o retorno”, explica Daniel Pfannemüller, gerente de Certificação e Educação Continuada. “Com base nas informações que temos sobre inscritos e interessados nos exames, avaliamos que o cenário atual nos permite atender a maior parte da demanda que está represada desde março sem causar grandes deslocamentos que coloquem em risco a saúde dos candidatos”. Até o momento estão abertos os centros de teste em cidades das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul.

Cronograma
O plano de retomada tem duas fases: a partir desta segunda-feira, 20 de julho, poderão agendar as provas todos os profissionais que já estavam inscritos no momento da suspensão. Esse grupo, composto por cerca de 15 mil profissionais, terá prioridade na escolha de datas e locais de exame. A fase dois começa no dia 17 de agosto, quando as inscrições serão reabertas a todos os interessados.

Todas as informações sobre a retomada dos exames estão disponíveis em página exclusiva do Portal ANBIMA. Acesse: http://anbi.ma/cert-retorno.

Flexibilização para contratação de profissionais não certificados
Apesar do retorno, manteremos a permissão para que as instituições que seguem nossos códigos possam contratar ou movimentar profissionais não certificados para atividades que exigem CPA-10, CPA-20, CEA ou CGA. O prazo para regularização dos profissionais não certificados que atuam em cargos que precisam de certificação ainda não está valendo, mas só para os casos registrados no SSM durante a pandemia. Para as instituições que já se utilizaram das medidas de flexibilização, a contagem do prazo para certificação dos profissionais que foram movimentados ou contratados para atividades que requerem certificação, ainda não foi iniciada. Informaremos as instituições quando o prazo se iniciar, em linha com o aumento da oferta de exames.

Segurança
O retorno dos exames de certificação está pautado em um rigoroso esquema de segurança para garantir a saúde dos candidatos e dos profissionais envolvidos na aplicação dos exames. Entre as medidas estão a obrigatoriedade do uso de máscaras durante a permanência no centro de testes, a redução da capacidade máxima das salas em 50% e a distância mínima de 1,5m entre os candidatos. 

Exame online
Em paralelo, a Associação também estuda alternativas para aplicação dos exames a distância. Desde março temos testado diversas ferramentas online para avaliar se elas garantem toda a segurança necessária para que a prova seja aplicada virtualmente.

“Nossa maior preocupação é que a ferramenta ofereça controles rígidos que assegurem a identidade do candidato e que o resultado do exame é fruto apenas de seu conhecimento”, explica Pfannemüller. “Isso é importante porque as certificações habilitam profissionais a atuar em atividades estratégicas do mercado, desde comercializar um produto de investimento até comandar uma gestora”.

Apesar dos esforços, ainda não encontramos uma solução que atenda a todos os requisitos de segurança. 
 

 

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.