• Empresas fiscalizadas.
  • Fale Conosco.
  • Imprensa.

Notícias

Ferramenta para criação de políticas de gerenciamento de liquidez dos fundos de investimento está disponível no SSM

Recurso pode ser acessado na plataforma MAP (Módulo de Aprendizagem e Publicações)

A ferramenta que auxilia a criação de políticas de gerenciamento de liquidez dos fundos de investimento, anunciada em 9 de novembro, já está disponível para uso. As instituições aderentes ao Código de Administração de Recursos de Terceiros podem acessá-la no MAP (Módulo de Aprendizagem e Publicações), que está integrado ao SSM (Sistema de Supervisão de Mercados).

Os profissionais vinculados ao Código de ART no SSM pelas suas respectivas instituições estão automaticamente cadastrados na ferramenta. Eles já receberam um convite via e-mail com link para definição de senha de acesso. Para a elaboração da nova política, o sistema solicitará o preenchimento de um formulário com as informações relacionadas ao processo de gestão do risco de liquidez. Ao finalizar essa etapa, o documento deverá ser gerado para o registro obrigatório no SSM.

A utilização da nova ferramenta é gratuita e facultativa. Para as casas que aderirem ao seu uso, o prazo de entrega da nova política, que seria em 1º de dezembro deste ano, será estendido até 28 de fevereiro de 2022 – para as demais, permanece a data limite original.

+ Nova ferramenta auxilia a criação de políticas de gerenciamento de liquidez dos fundos de investimento


Política de Gestão de Risco de Liquidez

As novas regras para gestão de liquidez dos fundos regidos pela Instrução CVM 555 foram publicadas em maio deste ano. As mudanças têm o objetivo de dar mais clareza aos papéis dos administradores e gestores e estão voltadas à implementação de métricas e controles mais aderentes à liquidez dos ativos e ao comportamento dos passivos no mercado. Com isso, as instituições aderentes ao Código de Administração de Recursos de Terceiros deverão revisar suas metodologias em vigor e registrar uma nova versão de suas políticas no SSM. 

+ Confira as novas regras para gestão de liquidez dos fundos

 

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.