Financiamento climático é tema do próximo workshop da Jornada rumo à COP30
Encontro discute como transformar demandas climáticas em produtos e serviços para o mercadoAs oportunidades que a transição para uma economia de baixo carbono está gerando para o mercado financeiro e de capitais estarão em pauta no próximo workshop da Jornada rumo à COP30, iniciativa da Anbima em parceria com a Febraban e a CNseg.
O encontro “Financiamento climático: produtos e serviços” acontece em 1º de outubro, às 10h, e vai abordar como o setor financeiro pode desenvolver soluções alinhadas às necessidades da transição climática, com foco em produtos bancários, seguros e investimentos. As inscrições para o evento online e gratuito já estão abertas.
Participam Denise Hills (Rede ANBIMA de Sustentabilidade), Fabiana Costa (Bradesco), Nabil Kadri (BNDES) e Gustavo Pinheiro (Grupo Triê).
Durante o workshop, os participantes vão entender como conectar métricas de impacto, emissões e governança ao desenho de produtos financeiros que geram valor e ampliam a capacidade das instituições de responder às novas demandas do mercado.
A Jornada rumo à COP30 faz parte da Rede ANBIMA de Sustentabilidade e conta com apoio institucional da ABVCAP, Amec, BID, B3, Fin, Gfanz, Pacto Global, PRI e Unep-FI. É exclusiva para profissionais de instituições associadas ou aderentes às entidades organizadoras ou apoiadoras. Além disso, iniciativa integra o planejamento estratégico ANBIMA em Ação 2025/2026.
Próximos encontros
Planos de transição: estratégias e direcionamento
28 de outubro | Inscreva-se
Entenda como estruturar planos de transição climática realistas e mensuráveis, integrando riscos, impactos, emissões e soluções financeiras em uma estratégia robusta de longo prazo.
Conheça o ANBIMA em Ação
O ANBIMA em Ação é o conjunto das principais iniciativas da Associação para este e o próximo ano. Esse planejamento estratégico foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos nossos associados, novos players, reguladores e lideranças da ANBIMA que resultou em uma agenda apoiada em três pilares: representatividade, inteligência de dados e redução do custo de observância. Além das iniciativas sob estes três pilares indicados na consulta, o ANBIMA em Ação 2025-2026 inclui temas que já estão em andamento, seja porque são estratégicos para o mercado ou para o futuro da Associação: sustentabilidade, investimento internacional, finanças digitais, inteligência artificial e educação. Confira cada uma aqui.