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FInfluence 8: engajamento do público com finfluencers é o maior da história

Número de influenciadores, de seguidores, de perfis e de publicações também aumentou,

O engajamento médio dos influenciadores de finanças, os chamados finfluencers, bateu recorde no segundo semestre de 2024, chegando a 2.965 interações por publicação. O número corresponde a um crescimento de 21% na comparação com a primeira metade do ano passado e de 216,4% desde o início do monitoramento, em setembro de 2020. Os dados são da oitava edição do FInfluence – quem fala de investimentos nas redes sociais, nosso estudo semestral produzido em parceria com o IBPAD (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados).   

+Confira o relatório na íntegra

  

Ao todo, há 741 influenciadores no estudo, alta de 30% em comparação à edição anterior. Eles são responsáveis por 1.662 perfis nas quatro redes monitoradas (Instagram, Facebook, YouTube e X), um crescimento de 24% em relação ao primeiro semestre de 2024. A expansão também se refletiu na audiência desses players que chegou a 263,5 milhões de seguidores, aumento de 17% na mesma base de comparação. O volume de publicações cresceu 18%, totalizando 394.558 posts no semestre.   

  

“Há quase cinco anos monitoramos as atividades dos finfluencers 24 por 7 e nunca registramos um desempenho tão positivo quanto esse”, destaca Amanda Brum, nossa CMO. “A entrada de 170 novos influenciadores no estudo mostra que o mercado ainda não está saturado e apresenta, sim, espaço para novos players.” 

   

Influenciadores pessoas físicas x pessoas jurídicas  

A maior parte dos influenciadores monitorados (576) são pessoas físicas, um crescimento de 30,6% em relação à sétima edição. Embora a média de seguidores desses finfluencers tenha caído 10,4%, para 320,8 mil, o engajamento subiu 15%, com destaque para o desempenho deles no YouTube, que registrou 9.912 interações por vídeo.  

  

“É inegável que esse ecossistema evoluiu muito e tem se profissionalizado. São cada vez mais raros vídeos e posts com imagens caseiras nas redes que monitoramos", pontua a executiva. 

  

Os influenciadores corporativos, aqueles ligados a empresas, conquistaram ainda mais espaço. O número players classificados dessa forma passou de 130 no primeiro semestre de 2024 para 165 na segunda metade do ano, avanço de 26,9%. O engajamento médio do grupo subiu 34,4%, alcançando 2.234 interações por post. Neste grupo, o YouTube novamente se destacou, com 12.411 interações em média – superando inclusive o engajamento de pessoas físicas na rede. A melhora do desempenho institucional é atribuída à elevação da qualidade de produção e à crescente credibilidade das marcas de mídia especializada.   

  

"O público gosta de falar com gente. Isso ajuda a explicar o desempenho dos influenciadores pessoas físicas. Mas os crescimentos de influenciadores corporativos e do engajamento deles apontam que as empresas aprenderam o caminho das pedras. Tudo indica que vão manter essa trajetória", pontua Brum.   

  

YouTube segue como a rede que mais engaja  

  

O formato audiovisual segue dominando a atenção do público. YouTube e Instagram concentram, respectivamente, 32,9% e 36,2% dos perfis monitorados. A plataforma de vídeos ampliou em 19,9% o engajamento, com média de 10.816 interações. No Instagram, as interações médias chegaram a 2.130, alta de 15,8% em relação à sétima edição do estudo.    

  

Por outro lado, o Facebook apresentou uma retração de 22% no engajamento médio. O X (antigo Twitter) registrou queda de 3,4% na quantidade de publicações e de 3,6% na média de interações, impactado pela suspensão judicial temporária da plataforma no Brasil durante parte do segundo semestre de 2024. Apesar disso, o X segue concentrando a maior parte (37,2%) das publicações monitoradas.   

  

Sobre o relatório  

  

O FInfluence 8 é produzido pela ANBIMA em parceria com o IBPAD e monitora a atuação de influenciadores de finanças nas redes sociais desde 2020. Nesta edição, foram analisadas 394.558 publicações de 741 influenciadores (com 1.662 perfis) no Facebook, Instagram, X e YouTube, entre 1º de julho e 31 de dezembro de 2024.  

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