• Eventos.
  • Imprensa.
  • Fale Conosco.

Notícias

Guia traz o passo a passo para a criação de uma gestora de investimentos

Publicação da Bloomberg com apoio da ANBIMA explica desde a elaboração de um plano de negócios até as normas da regulação e da autorregulação

Ajudar empreendedores que queiram abrir a própria gestora de fundos de investimento: esse é o intuito do novo guia da Bloomberg, do qual participamos. Com caráter educativo, o material auxilia quem está entrando no mercado e aborda todos os aspectos, desde a elaboração do plano de negócios até as normas da regulação e da autorregulação. O objetivo é que as novas empresas possam operar em conformidade com as regras e de maneira transparente logo nos primeiros passos.

+ Confira o Guia da Bloomberg sobre como montar uma gestora

"Prestamos continuamente contribuições ao setor, seja por meio dos nossos códigos de melhores práticas ou pelas qualificações que oferecemos aos profissionais do mercado. O guia é mais uma importante iniciativa para ajudar os novos gestores", explica Zeca Doherty, nosso superintendente-geral.

A publicação aborda aspectos que nem sempre são discutidos, como os custos envolvidos para a empresa entrar em operação, as qualificações necessárias aos funcionários, assim como a importância da tecnologia e de ter uma infraestrutura mínima. Há ainda informações básicas, como a definição de uma gestora e a história do segmento no Brasil.

Na parte sobre legislação, por exemplo, são abordadas as leis, as regras da CVM e o funcionamento da nossa autorregulação – como a adesão ao Código de Administração de Recursos de Terceiros, o uso do selo ANBIMA, a realização de orientações e a aplicação de penalidades.

+ Instituições podem pedir adesão aos nossos códigos simultaneamente ao processo de habilitação na CVM

Além da ANBIMA, a elaboração do guia também teve o apoio da CVM, do Cepeda Advogados e do Options Group. A motivação para o lançamento do material foi o crescimento no volume de recursos sob gestão, estimulado pela baixa taxa de juros que leva os investidores a diversificarem suas aplicações em busca de rentabilidade – cenário em que os fundos de investimento se destacam como alternativa.

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.