ICMA reconhece e divulga nosso guia com boas práticas para ofertas de títulos sustentáveis
Material educativo está disponível para consulta de todas as instituições desde o início do anoA ICMA (Associação Internacional do Mercado de Capitais) reconheceu o alinhamento do nosso Guia para ofertas de títulos sustentáveis às orientações da entidade e o avanço sobre diversos aspectos. A newsletter dos Princípios ICMA, publicada nesta terça-feira (25), inclui um link para a versão do documento em inglês, que já está disponível no nosso portal.
+ Confira o Guia para ofertas de títulos sustentáveis
+ Confira a versão do Guia para ofertas de títulos sustentáveis em inglês
O documento lançado no início do ano foi construído considerando os princípios divulgados pela ICMA, com foco na realidade do mercado brasileiro. O guia traz os itens mínimos necessários para classificar as ofertas dos títulos como sustentável. Entre eles, estão conteúdo mínimo para os documentos da emissão, a divulgação obrigatória de informações adicionais e de reportes periódicos e a avaliação feita por entidades independentes de certas características ESG do ativo.
O material pode ser utilizado por coordenadores de ofertas de títulos relacionados a finanças sustentáveis, mas traz também informações úteis para os demais envolvidos no processo de emissão e distribuição dos ativos – como investidores, consultorias, avaliadores independentes, agentes fiduciários e custodiantes.
As instituições que usarem as orientações do guia podem informar isso no momento do registro na Associação e assim conseguimos medir a adesão do mercado ao material e identificar pontos de melhoria. O documento foi desenvolvido por um grupo de trabalho com representantes de instituições financeiras associadas que atuam na estruturação de ofertas de títulos sustentáveis.