IIFA tem novo presidente e ANBIMA renova participação no board por mais dois anos
Associação será representada por nosso diretor-executivo, Zeca DohertyAssumimos por mais dois anos a cadeira no board da IIFA, a Associação Internacional de Fundos de Investimento, que reúne 25 associações de todo o mundo, que, juntas, representam 97% dos investimentos globais em fundos de investimento. A ANBIMA será representada por nosso diretor-executivo, Zeca Doherty. A eleição aconteceu durante 37ª Conferência Anual da IIFA, encerrada nesta quarta-feira, 09, em Dublin, na Irlanda. Para a liderança do board foi eleito Eric Pan, CEO do The Investment Company Institute, dos Estados Unidos.
Na terça-feira, dia 08, participamos do painel sobre a América do Sul, dando um overview sobre o mercado brasileiro e os principais temas que movimentam a nossa indústria.
Junto com Doherty, estavam os representantes do Chile (Mónica Cavallini Richini) e da Argentina (Valentin Ignácio Galardi). O Brasil é disparado o maior mercado de fundos da região, com patrimônio líquido equivalente a US$ 2,5 trilhões, algo próximo a 75% do PIB. Para efeito de comparação, o segundo maior mercado da região é o chileno, com US$ 80 bilhões.
As mudanças trazidas pela resolução 175, que transformou a indústria brasileira de fundos, foram detalhadas por Doherty, com foco nas melhorias que deram mais transparência e eficiência ao mercado. Ele também destacou que a reformulação aproximou a indústria brasileira das regras internacionais. “Esse alinhamento favorece o Brasil no mapa de oportunidades globais”, disse.
Além da 175, nosso diretor também abordou outros pontos importantes da agenda da Associação, como os influencers que falam sobre investimento nas redes sociais, a evolução da nossa pauta ESG e os temas que concentram a atenção na agenda de inovação: inteligência artificial e tokenização.