• Impactos da Covid-19.
  • Conteúdos especiais.
  • Eventos.
  • Fale Conosco.
  • Imprensa.

Notícias

Internacionalização e transparência pautam encontro com a imprensa

Jornalistas dos principais veículos de comunicação do país reuniram-se com os nossos porta-vozes

A agenda da ANBIMA em torno da internacionalização do mercado, tanto para a atração dos investidores estrangeiros quanto para possibilitar que os brasileiros apliquem e façam captações lá fora, pautou o discurso do nosso presidente, Carlos Ambrósio, em almoço com a imprensa na terça, 18. Treze jornalistas dos principais veículos de comunicação do país participaram do encontro com os porta-vozes da Associação.

“Defendemos a livre concorrência entre os produtos e entre os mercados. Nosso esforço é no sentido de derrubar barreiras para que o brasileiro possa investir lá fora e para que o estrangeiro tenha mais facilidade para aportar recursos aqui”, disse.

Entre as medidas consideradas urgentes, Ambrósio destacou a flexibilização das regras para alocação dos fundos de varejo em ativos internacionais e a revisão das normas dos BDRs – os certificados de depósito de valores mobiliários – que já está no radar da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). O projeto de lei do câmbio também foi uma iniciativa citada como importante para facilitar o fluxo de recursos de estrangeiros para o Brasil e de investidores locais para o exterior.

As ações focadas em transparência, incluindo a melhoria dos processos relacionados ao suitabillity, foram destacadas pelo nosso superintendente-geral, Zeca Doherty. Os jornalistas demostraram bastante interesse pelo trabalho de revisão dos critérios usados para definir a qualificação do investidor.

Hoje, são duas categorias: o investidor qualificado – aquele que tem mais de R$ 1 milhão aplicado – e o profissional – com investimentos acima de R$ 10 milhões. “A ideia é que a qualificação não seja mais baseada em patrimônio, mas no conhecimento que o investidor tem dos produtos. Por isso, o suitability pode ser um bom instrumento”, disse Doherty.

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.