Live com a CVM discute cenário atual e perspectivas para o suitability
Participe da live Fala, CVM: tendências e perspectivas para o suitability no dia 25 de fevereiro, às 15h.No dia 25 de fevereiro, às 15h, realizaremos mais uma edição do Fala, CVM, nossas lives em conjunto com o regulador. Dessa vez, vamos abordar as tendências e perspectivas para o suitability. Para participar, basta se inscrever aqui. O encontro faz parte da agenda de Representação do ANBIMA em Ação, conjunto de prioridadades que elegemos para o biênio 2025-2026.
Luciane Effting, presidente do nosso Fórum de Distribuição, receberá Bruno Luna, chefe da Assessoria de Análise Econômica, Gestão de Riscos e Integridade da CVM.
Luna vai tirar dúvidas sobre o estudo Processo de Análise do Perfil do Investidor (suitability), publicado recentemente pelo regulador, e falará sobre as recomendações para aumentar a eficácia do suitability.
O estudo concluiu a “eficácia positiva, porém abaixo do seu nível potencial” da Resolução CVM 30, que trata da obrigatoriedade da adequação dos produtos e serviços ao perfil de risco do cliente. O levantamento, que contou com a nossos dados e insights, reforça a importância da aplicação do suitability como uma ferramenta para auxiliar o investidor. Mas também mostra que ainda há espaço para desenvolver o mercado e aprimorar as regras, trazendo mais personalização para o processo. Recomenda ao todo sete aperfeiçoamentos, entre eles: o compartilhamento de informações do perfil de risco no âmbito do open finance e a vedação explícita de interferência do intermediário sobre o processo de avaliação do perfil de risco do investidor.
Agenda:
Live: Fala, CVM: tendências e perspectivas para o suitability
Quando: 25 de fevereiro, às 15h
Onde: YouTube
Inscrição: anbi.ma/live_suitability
Conheça o ANBIMA em Ação
O ANBIMA em Ação é o conjunto das principais iniciativas da Associação para este e o próximo ano. Esse planejamento estratégico foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos nossos associados, novos players, reguladores e lideranças da ANBIMA que resultou em uma agenda apoiada em três pilares: representatividade, inteligência de dados e redução do custo de observância. Além das iniciativas sob estes três pilares indicados na consulta, o ANBIMA em Ação 2025-2026 inclui temas que já estão em andamento, seja porque são estratégicos para o mercado ou para o futuro da Associação: sustentabilidade, investimento internacional, finanças digitais, inteligência artificial e educação. Confira cada uma aqui.