• Empresas fiscalizadas.
  • Fale Conosco.
  • Imprensa.

Notícias

Mercado de capitais tem baixa vulnerabilidade para lavagem de dinheiro

Conclusão é de relatório elaborado pelo Ministério da Justiça, Banco Central e Coaf

Os mercados financeiro e de capitais têm baixa vulnerabilidade para os riscos de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, segundo a Avaliação Nacional de Risco sobre o tema. O relatório foi elaborado por um grupo de trabalho formado pelo Ministério da Justiça, Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) e Banco Central. Ainda segundo o documento, o risco geral de lavagem de dinheiro no país foi considerado médio.

+ Acesse a Avaliação Nacional de Riscos de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo

O objetivo da avaliação é mostrar a percepção do governo e dos reguladores sobre os riscos nos diferentes setores da economia. "A avaliação geral foi positiva. A indústria de fundos possui várias vertentes e é bastante complexa, ao longo dos últimos anos o mercado tem envidado os melhores esforços na busca de melhorar seus processos de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, e tem conseguido evoluir", comenta Soraya Alves, nossa gerente da Assessoria Jurídica. 

Na avaliação setorial, o segmento formado por fundos de investimento e instituições intermediárias apresentou vulnerabilidade média, especialmente por conta da dificuldade de identificação dos beneficiários finais de investidores não residentes. Como ação prioritária para minimizar os problemas decorrentes da não identificação de beneficiário final, a recomendação do relatório é que as instituições aprimorem seus controles internos.

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.