• Eventos.
  • Imprensa.
  • Fale Conosco.

Notícias

Nova CGA contará com módulos exclusivos para gestão de fundos 555 e de estruturados

A Diretoria da ANBIMA aprovou, no último dia 6, aprimoramentos na CGA (Certificação de Gestores ANBIMA) e o programa de atualização dela – para os profissionais cuja certificação está vencendo. O aprimoramento da certificação faz parte do nosso plano de ação de 2019.

Nova CGA

O modelo será formado por três módulos: um voltado para iniciantes na carreira de gestão de recursos de terceiros; outro para aqueles que pretendem fazer gestão de fundos mútuos; e um focado na gestão de produtos estruturados, como fundos imobiliários, FIDCs (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios) etc. Os candidatos que prestarem as três provas obterão a CGA completa. Para quem já é certificado, nada muda: não é necessário passar por nenhum processo.

+ Conheça todas as nossas certificações

“A divisão por módulos deixa a certificação mais abrangente, além de flexibilizar o processo de capacitação. Os profissionais podem focar em assuntos e públicos específicos, sempre de acordo com a sua atividade atual”, explica Daniel Pfannemüller, nosso gerente de Certificação.

Para chegar ao modelo ideal, foi feito um amplo processo de análise da função dos gestores para entender as atividades na prática. Um dos achados foi a falta de uma certificação para os iniciantes na área, o que motivou a criação do módulo mais básico. “É uma forma de os profissionais se prepararem para o mercado, assim como já acontece no segmento de distribuição com a CPA-10. Além disto, é uma maneira de incentivarmos a criação de novos talentos”, diz Pfannemüller.

No primeiro semestre de 2020, será divulgado o conteúdo programático das provas dos três módulos, ou seja, todos os temas que cairão nos exames. A partir daí, o mercado terá seis meses para se adaptar e as provas começarão no final de 2020. 

Programa de atualização

Por ser a certificação mais recente da ANBIMA, a CGA ainda não contava com um programa de atualização. A partir do primeiro trimestre do ano que vem, aqueles que não trabalham na área de gestão e cuja certificação vence em junho de 2020 deverão passar pelo processo. Trata-se de um curso online que cobre os temas mais relevantes para a atividade de gestão. São eles: ética, legislação, regulação e compliance; modelos de precificação; finanças comportamentais; processo de gestão e políticas de investimento; gestão de carteiras; e gestão de riscos. Além destes seis que fazem parte da prova da CGA, a atualização terá um assunto extra: as novas tecnologias em finanças.

 Antes de fazer o curso, o profissional passa por um mapeamento do conhecimento. Ele deverá cursar apenas os assuntos que não dominar, ou seja, que tiver desempenho inferior a 70%.

“Trata-se de um modelo mais moderno de educação a distância, que customiza o conteúdo para atender a real necessidade dos profissionais. Eles se engajarão apenas nos assuntos que são necessários”, afirma Pfannemüller.

Dúvidas

Qualquer dúvida ou esclarecimento pode ser feito diretamente com a área de Certificação pelo e-mail certificacao@anbima.com.br

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.