Nova parceria com a World Climate Foundation reforça atuação da Anbima em sustentabilidade com foco no desenvolvimento do mercado
Acordo ampliará conexões entre mercado brasileiro e investidores internacionais em 2026Assinamos uma nova parceria com a World Climate Foundation, entidade dinamarquesa que atua conectando governos, empresas, investidores e sociedade civil pelo mundo em prol da transição para uma economia mais sustentável.
O objetivo é posicionar o mercado de capitais brasileiro como estratégico para o financiamento da transição energética e aproximar ainda mais o setor dos investidores internacionais.
"As finanças sustentáveis são caminho obrigatório para o crescimento resiliente do nosso mercado. Essa é uma agenda global e colaborativa, por isso devemos aproximar cada vez mais entidades e empresas locais dos investidores internacionais, e a World Climate Foundation, por sua natureza, é um agente estratégico para isso", explica Zeca Doherty, nosso diretor-executivo.
A atuação conjunta entre as entidades se dará pela correalização de eventos durante diversas conferências internacionais ao longo de 2026. Na agenda, estão o encontro anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, em janeiro; a London Climate Week, na Inglaterra, em junho; a São Paulo Climate Week, no Brasil, em agosto; a Climate Week NY, nos Estados Unidos, em setembro; e a COP31, na Turquia, em novembro. Em breve, serão divulgados mais detalhes sobre iniciativas específicas em cada fórum.
"Ao posicionar o mercado de capitais brasileiro em fóruns internacionais decisivos em sustentabilidade, contribuímos para converter esses espaços em oportunidades de novos negócios para nossos associados e, por consequência, para o avanço da transição climática", explica Doherty.
O executivo reforça que sustentabilidade é uma agenda enraizada na Anbima e lembra que a atuação nessa pauta tem mais de uma década, buscando o desenvolvimento do setor financeiro em ESG (questões ambientais, sociais e de governança). "Essa é uma jornada contínua e damos agora mais um passo para a evolução e a internacionalização das finanças sustentáveis no Brasil", explica.
Evolução
A conexão entre as duas entidades se desenvolveu ao longo de 2025, em fóruns como a Climate Week Nova York, e culminou na correalização do The Investment COP, em Belém. Marcamos presença em três painéis do evento, representados por Carlos André, nosso presidente, além de Cacá Takahashi e Fernanda Camargo,nossos diretores.
Confira nossa atuação na COP30: https://youtu.be/Xlm6ZaT3lYc?si=MVipGXsqkwaCyQLc