Nova pesquisa da Anbima analisa como o mercado financeiro se prepara para a longevidade
Questionário enviado aos associados busca mapear como o mercado financeiro responde aos impactos do aumento da expectativa de vida
Demos início à etapa de coleta de informações da Pesquisa Anbima sobre Longevidade, que busca analisar como o mercado financeiro está incorporando os impactos do aumento da expectativa de vida em suas estratégias. O estudo pretende identificar como diferentes áreas das instituições vêm tratando o tema e quais são os principais desafios e oportunidades associados a esse novo contexto demográfico.
A pesquisa é direcionada a profissionais das instituições associadas, especialmente àqueles que atuam em áreas estratégicas relacionadas ao tema da longevidade, como recursos humanos, produtos financeiros e gestão de riscos.
“A longevidade deixou de ser uma tendência futura e passou a influenciar decisões estratégicas do mercado hoje. Buscamos identificar tendências e como as instituições estão se adaptando a essa nova realidade”, afirmou Zeca Doherty, nosso diretor‑executivo.
O objetivo da pesquisa é reunir diferentes visões do mercado para apoiar a reflexão sobre os rumos desse novo cenário. Os resultados vão servir de base para aprofundar o debate ao longo de 2026, contribuindo para a discussão sobre bem‑estar e segurança financeira em uma sociedade cada vez mais longeva.
A realização da pesquisa faz parte da agenda institucional do ANBIMA em Ação, conjunto de metas que elegemos como prioritárias para este ano.
Conheça o ANBIMA em Ação 2026
O ANBIMA em Ação 2026 é o conjunto das principais iniciativas estratégicas da associação para este ano. Esse planejamento está ancorado em três frentes principais: desenvolvimento de mercados, institucional e transformação. Confira o plano completo.