• Empresas fiscalizadas.
  • Fale Conosco.
  • Imprensa.

Notícias

Nova plataforma do Selic facilita batimento de operações de títulos públicos

Sistema otimiza tempo das instituições ao checar automaticamente as informações de compra e venda

 

A Plataforma de Pre-Matching do Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) chegou para facilitar a rotina das instituições financeiras: ela realiza, de forma automática e gratuita, o batimento das operações definitivas e compromissadas com títulos públicos. Essa checagem das informações de compra e venda, até então, era realizada por e-mail ou por telefone entre as casas que negociam o papel.

O sistema trata das operações definitivas e compromissadas. As funcionalidades disponíveis incluem cadastro e consulta dos dados (qual o título, quantidade, valor e quem é o comprador/vendedor), a especificação (determinar as contas envolvidas ou detalhar o lastro) e o próprio batimento, que é a checagem de todas as informações inseridas entre as duas pontas da negociação.

“O desenvolvimento da plataforma é uma iniciativa do Banco Central, realizada pelo Selic junto com a ANBIMA, para otimizar a comunicação e o trabalho pós-trading, poupando tempo das casas. Além disso, o sistema ajuda a garantir maior assertividade e precisão ao processo, já que a checagem das informações é feita de forma automática”, explica Francisco Vidinha, superintendente do Selic.

Lançada em setembro de 2020 para testes com operações definitivas e, em janeiro, para testes com compromissadas, a plataforma está agora em pleno funcionamento. Ela foi construída com a participação da nossa Comissão Operacional Selic, formada por cerca de 20 instituições, que ajudou nos testes e nas definições de todas as etapas do sistema. “Os testes da plataforma de Pre-Matching pelas instituições foram essenciais para nos dar feedbacks e ajustá-la para o melhor uso do mercado”, comenta Vidinha.

Como acessar

É preciso ser uma instituição cadastrada no Selic para acessar a plataforma, seja por navegadores como Google Chrome ou por API (Aplicação de Interface de Programas). Para auxiliar no uso, foram disponibilizados alguns manuais no site do BC. Eles trazem todas as funcionalidades da plataforma de Pre-Matching e explicam como integrá-la aos sistemas da casa. Qualquer dúvida, basta falar com a área de relacionamento do Selic: 0800 2001054 ou informe.selic@bcb.gov.br.

Próximas novidades

As facilidades para o mercado não param por aí. Agora, começa o desenvolvimento de uma extensão voltada para o batimento de operações definitivas em que há mais de um comprador/vendedor. “Identificamos que havia uma demanda do mercado para aprimorar esse tipo de negociação. Hoje o Selic permite operações que tenham até sete participantes – um comprando/vendendo, um intermediando e até cinco na outra ponta. Queremos ampliar esse limite e o Pre-Matching será essencial, já que aumenta a complexidade do batimento quando há mais players envolvidos no processo”, conta Vidinha.

Essas operações, chamadas de “um para N” ou “N para um”, estarão integradas à plataforma até o final do primeiro semestre de 2021.

 

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.