• Empresas fiscalizadas.
  • Fale Conosco.
  • Imprensa.

Notícias

Plataforma da Pre-matching permitirá compras de títulos públicos em lotes

Novidade estará disponível para testes a partir de 29 de novembro

O Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) está desenvolvendo uma nova funcionalidade na plataforma de Pre-matching: a ferramenta permitirá que as instituições dividam suas compras de títulos públicos em lotes durante os leilões de operações compromissadas do Banco Central, aquelas em que o BC oferta títulos para ajustar a liquidez do mercado.

A novidade dá mais autonomia para as casas definirem a forma como querem participar dos leilões. Isso porque elas poderão informar no próprio sistema a maneira como serão distribuídos os lotes de títulos a serem adquiridos, tanto em nome da própria instituição quanto de terceiros. A medida possibilitará, assim, a quebra do volume ofertado em subtotais, nas quantidades desejadas.

A ferramenta estará disponível para testes, no ambiente de homologação, a partir de 29 de novembro. O uso e feedback do mercado é essencial para garantir que a funcionalidade esteja adequada às necessidades das casas. Após a implementação, que ainda não tem data definida, serão avaliadas outras melhorias a serem feitas na plataforma, conforme as prioridades definidas pela Comissão Selic, grupo de discussões formado por representantes do mercado responsável contribuir com a agenda estratégica do sistema.

O que é a Plataforma de Pre-matching?

É uma ferramenta que possibilita a checagem automática das informações de compra e venda das negociações com títulos públicos (também conhecida como batimento das operações). A plataforma poupa tempo das instituições, que antes precisavam fazer esse processo por telefone ou por e-mail.

O sistema é gratuito para as instituições financeiras cadastradas no Selic, tanto para operações definitivas como para compromissadas. Para saber mais sobre o funcionamento da plataforma, consulte o manual de uso.

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.