Podcast Vai Fundo: o que esperar dos fundos de ações e multimercados com os juros em queda?
Especialistas traçam cenário de recuperação para os ativos de risco e comentam a adaptação desses fundos à nova regulação do setor
No novo episódio do podcast Vai Fundo, Marcelo Pacheco (CIO da BB Asset Management) e Antenor Fernandes (portfolio manager da STK Capital) conversam com Soraia Barros (gerente de Gestão de Recursos e Serviços Fiduciários da ANBIMA) sobre a percepção do mercado acerca dos fundos de ações e multimercados, diante do ciclo de corte de juros iniciado em agosto no Brasil.
Fatores macroeconômicos como a inflação persistente e a taxa de juros elevada, questões geopolíticas e a conjuntura doméstica vêm reverberando no desempenho dos investimentos de maior risco este ano. Mesmo assim, os fundos de ações alcançaram uma rentabilidade acumulada positiva no final do primeiro semestre. Já os fundos multimercados foram prejudicados pelo começo de ano turbulento e registraram performance abaixo do CDI neste mesmo período, cenário diferente daquele observado em 2021 e 2022.
Na avaliação de Pacheco, a estabilização da curva de juros dos Estados Unidos será determinante para uma retomada mais consistente de ativos com mais risco, como fundos de ações e multimercados. Outro fator necessário para que essa recuperação aconteça, destaca Antenor, é a continuidade do corte da taxa Selic no Brasil. “Na hora que os juros se aproximarem de um dígito, acredito que o fluxo vai vir com mais força. Estamos construtivos para os próximos meses, com uma visão de valor atraente para ativos de risco. Com novos cortes de 50 pontos-base na taxa de juros, as oportunidades neste segmento vão ficar mais claras”, afirma o gestor.
No episódio, Pacheco e Fernandes também comentaram a adaptação dos fundos de ações e multimercados à Resolução 175, que trouxe mudanças profundas para o setor, e falaram sobre estratégias de alocação para esses produtos que podem ganhar destaque.
Ouça o episódio completo na sua plataforma de áudio preferida: Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer, Spreaker, iHeartrádio, Podcast Addict, Castbox e Podchaser.
Confira os últimos episódios do podcast Vai Fundo:
-
Fundos de crédito: desafios e expectativas - Juros altos e turbulências em grandes emissoras afetaram o setor. O que esperar daqui pra frente?
-
Fundos de previdência em evolução - Como as mudanças regulatórias estão formando um cenário mais competitivo no setor
-
Internacionalização das carteiras - As oportunidades e os impactos da flexibilização de investimentos no exterior
-
Oportunidades à vista (série especial Resolução 175) - Os avanços da norma nas agendas ESG e cripto
-
Potencial destravado (série especial Resolução 175) - A adaptação da indústria de fundos às inovações da norma para os FIDCs
Para conferir todos os episódios, clique aqui.