• Empresas fiscalizadas.
  • Fale Conosco.
  • Imprensa.

Notícias

Precificação de debêntures ultrapassa a marca de 600 ativos acompanhados por dia

Número representa mais de 90% do total de séries negociadas em novembro no mercado secundário

A atividade de precificação de debêntures atingiu mais uma marca recorde: agora, são mais de 600 ativos acompanhados diariamente para divulgação de suas taxas e de seus preços indicativos. O número representa 92,4% do total de séries negociadas no mercado secundário neste mês de novembro (considerando as operações realizadas até o dia 17).

“Além do importante papel que a precificação desempenha na marcação a mercado dos títulos privados, ela é também uma ferramenta que contribuiu para a tomada de decisões estratégicas de risco e negociação por parte dos gestores de recursos”, afirma Hilton Notini, nosso gerente de Preços e Índices.

Em 17 anos desde o início da atividade na Associação, a precificação de debêntures segue metodologia própria, a partir da coleta de taxas com uma amostra de instituições atuantes no mercado secundário desse ativo. Também podem impactar a composição das taxas indicativas as ofertas firmes de compra e venda e os negócios realizados, o que confere mais robustez ao processo. Por fim, para a formação da taxa que é divulgada diariamente, ainda é feito um tratamento estatístico dos dados, para a exclusão de eventuais números que estejam distantes da média (outliers).

“Esse é um trabalho em constante evolução e com processos bem definidos e bastante transparentes”, aponta Notini. A metodologia completa pode ser conferida aqui no nosso site, neste link.

As taxas indicativas de debêntures são disponibilizadas todos os dias úteis, até as 20h. As informações completas sobre a formação dos preços estão no Relatório de Precificação (clique aqui para assinar e recebê-lo diariamente por e-mail).

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.