• Impactos da Covid-19.
  • Conteúdos especiais.
  • Eventos.
  • Fale Conosco.
  • Imprensa.

Notícias

Richard Thaler responde: o que impacta os investidores na tomada de decisão?

Vencedor de Prêmio Nobel de Economia responderá a questão no Congresso Brasileiro de Mercado de Capitais, que será realizado no dia 25 de maio em São Paulo

 

38005093095_cc0d62479d_c.jpgO pai da economia comportamental, Richard Thaler, encerrará o primeiro dia do Congresso Brasileiro de Mercado de Capitais. No evento, realizado pela ANBIMA em parceria com a B3, ele falará sobre os paradoxos e anomalias da vida econômica, com foco em uma pergunta: quais fatores impactam os investidores na hora de tomar decisões? Um spoiler: enquanto os economistas de linhas mais clássicas consideram os investidores/consumidores  racionais, para Thaler, as pessoas são influenciadas, na maioria das vezes, pelas emoções. E ele vai explorar como esse tipo de comportamento impacta a economia e o mundo dos negócios.

Thaler é vencedor do Prêmio Nobel de Ciências Econômicas, autor de diversos livros e conhecido por misturar economia e psicologia em seus estudos. O mais famoso, que rendeu o Nobel, é a teoria do empurrão, chamado lá fora de Nudge. Segundo ele, as pessoas tomam decisões diferentes de acordo com a forma como as opções são apresentadas para elas. Um exemplo são as escolhas em um restaurante self-service: as opções que aparecem primeiro, geralmente as mais pesadas ou caras, como sobremesas, têm mais chance de entrar no prato das pessoas e estão ali propositalmente. Esse comportamento se estende para as decisões econômicas, o que será explorado durante o painel no dia 25 de maio.

A programação completa do congresso conta com 20 palestras, 60 personalidades de mercado e 16 horas de conteúdo. Além das apresentações no auditório principal, como a de Thaler, estão previstas sessões paralelas, ou seja, encontros realizados simultaneamente sobre assuntos de interesse dos players, como sustentabilidade com foco nos emissores e nos investidores, concessão e privatização de projetos de infraestrutura, a reforma da norma de ofertas públicas, o uso da tecnologia no mercado de capitais, entre outros.

As inscrições podem ser feitas de duas formas: ingresso full pass, que dá acesso a todas as palestras no auditório principal e às sessões paralelas nos dois dias de evento, e ingresso day pass, que permite a ida a um dia de congresso para assistir às sessões paralelas de acordo com a escolha do participante – não permite acesso ao auditório. Essa última modalidade estará à venda em breve, quando tivermos a programação completa das sessões paralelas. Associados da ANBIMA têm desconto nas inscrições, que vão até 15 de maio.

Confira todas as informações no site do evento.

Serviço: Congresso Brasileiro de Mercado de Capitais
Data: 25 e 26 de maio
Local: Bienal de São Paulo
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Vila Mariana
Horário: 12h às 19h
Inscrições: aqui – nossos associados têm desconto!

 

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.