• Empresas fiscalizadas.
  • Fale Conosco.
  • Imprensa.

Notícias

RTM prepara lançamento de plataforma inédita para fundos de investimentos

Previsão é que a modernização da comunicação entre instituições da indústria de fundos será implementada em fevereiro

RTM (Rede de Telecomunicações do Mercado) está desenvolvendo uma plataforma que tornará mais ágil e eficiente a comunicação entre os gestores, custodiantes, administradores e distribuidores de fundos de investimentos, iniciativa com total prioridade no planejamento estratégico da empresa. A solução, com lançamento previsto para fevereiro de 2022, será a primeira do país a focar especificamente na integração e padronização da troca de informações entre instituições, eliminando o gargalo operacional dessas transações, uma demanda do mercado.

Hoje, cada player do ecossistema utiliza um modelo de comunicação diferente, o que torna mais moroso o envio e recebimento de dados e a portabilidade dos investimentos, além de dificultar a movimentação dos fundos ao longo do dia.  

Zeca Doherty, superintendente geral da ANBIMA, observa que a demanda dos investidores por serviços cada vez mais digitais, aliada à necessidade dos participantes de mercado em ganhar eficiência e reduzir custos, acelera a adoção de novas tecnologias e inovações. “A nova plataforma está em linha com um tema relevante na nossa agenda:  inovação e tecnologia como base para ganhos de eficiência”, acrescenta.

De acordo com a RTM, a nova plataforma permitirá que a integralização das cotas dos fundos de investimento passe por um sistema de API (Interface de Programação de Aplicações, na sigla em inglês). A tecnologia é a mesma que está sendo usada para o open banking e open finance, possibilitando a comunicação segura entre computadores.

Empresa da ANBIMA e da B3, a RTM é maior provedora de serviços para integração do mercado financeiro brasileiro, oferecendo infraestrutura de telecomunicações e soluções de tecnologia em ambiente de nuvem privada.

 

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.