• Impactos da Covid-19.
  • Conteúdos especiais.
  • Eventos.
  • Fale Conosco.
  • Imprensa.

Notícias

Semana de lives sobre prevenção à lavagem de dinheiro reúne mercado e reguladores para falar das novas normas

CVM, Banco Central e BSM farão parte dos debates, junto a lideranças da ANBIMA, representantes das instituições e de escritórios de advocacia

Vamos debater e tirar dúvidas com CVM, Banco Central e BSM (Supervisão de Mercados da B3) sobre as novas regras de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. Em cinco lives exclusivas, nossos associados conversarão com as principais autoridades do mercado sobre a Instrução CVM 617 e a Circular 3.978.

Entre os dias 28 de setembro a 2 de outubro, vamos entender as melhorias dessas normas para o setor financeiro, qual será a atuação dos autorreguladores e de que forma elas se relacionam com outras normas já existentes, como a Lei de Sigilo Bancário e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Também falaremos sobre a adaptação das instituições a essas mudanças e como as melhores práticas da ANBIMA podem auxiliar nesse processo.

A transmissão ao vivo é exclusiva para associados: durante as lives, eles poderão tirar dúvidas com os palestrantes e interagir com as outras pessoas que estão assistindo aos bate-papos Depois, no dia 8 de outubro, disponibilizaremos os vídeos e áudios dos eventos nos nossos canais no YouTube, Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.

Os bate-papos serão sempre às 10h, no Workplace, rede exclusiva dos associados – se é o seu caso, cadastre-se aqui. Confira a programação completa abaixo:

28/09: CVM e o uso da abordagem baseada em risco

A CVM explicará todas as mudanças da Instrução 617. Uma das novidades é o uso da abordagem baseada em risco: isso significa que as instituições poderão utilizar controles e atuar proporcionalmente ao risco de cada situação.

A abertura do evento será feita por Zeca Doherty, nosso superintendente-geral, e Alexandre Pinheiro, superintendente-geral da CVM. Participarão do bate-papo: Daniel Maeda e Marcus Vinicius Carvalho, da CVM; Silmara Baccani, do BNY Mellon e do nosso Fórum de Apoio Jurídico; e Bruno Moura, do Itaú Unibanco. A moderação será de Fernanda Soares, da ANBIMA.

29/09: O olhar da BSM sobre as novas regras

A BSM (Supervisão de Mercados da B3) criou um documento com orientações sobre a Instrução CVM 617, olhando principalmente para a abordagem baseada em risco e os investidores não residentes.

Na segunda live da nossa série, receberemos Marcos Torres, da BSM, para nos aprofundarmos nessas orientações e tirarmos dúvidas dos associados sobre como a entidade lidará com a nova regra. Ele debaterá com Luciana Miranda, do CitiBank; e Júlia Duarte, da XP Investimentos. Márcia Masiero, do Bradesco, participa como moderadora da conversa.

30/09: A norma do BC e a avaliação de riscos pelas instituições

Junto com o Banco Central, vamos nos debruçar sobre a Circular 3.978: uma das novidades que ela trouxe é a identificação e qualificação dos clientes de acordo com os riscos que eles apresentam. As instituições poderão criar seus próprios programas de prevenção, utilizando a definição interna de riscos de cada casa.

O debate contará com Antônio Juan Ferreiro Cunha, do BC; Alceu Del Petri Filho, do Bradesco e da Febraban; e Aline Menezes, do Grupo UBS e do Conselho de Supervisão da BSM. Fernanda Soares, da ANBIMA, fará a moderação.

01/10: Impactos na Lei de Sigilo Bancário e na LGPD

Quais os limites das novas regras diante das outras leis que já estão em vigor no mercado? Convidamos representantes de grandes escritórios de advocacia para discutir as interações dessas normas com a Lei de Sigilo Bancário e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Vamos falar sobre o cumprimento de todas essas normas simultaneamente, os riscos legais envolvidos, o que as instituições podem fazer para se resguardar e, claro, tirar dúvidas do mercado. O bate-papo será moderado por Julya Wellisch, da Vinci Partners, e contará com Fábio Kujawski, do Mattos Filho; Bruno Balduccini, do Pinheiro Neto; e Bruno Oliveira, do JP Morgan.

02/10: Boas práticas da ANBIMA

Para fechar a semana, vamos falar do Guia ANBIMA de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo. O documento traz boas práticas para as instituições implementarem seus programas de prevenção, como requisitos mínimos para as políticas internas, como implementar a abordagem baseada em risco, de que forma gerir o cadastro e a identificação dos clientes, entre outros. O guia será atualizado para incluir as novas obrigações dos reguladores.

Nossos convidados são: Silmara Baccani, do BNY Mellon e do nosso Fórum de Apoio Jurídico; Júlia Duarte, da XP Investimentos; Márcia Masiero, Bradesco; e Fernanda Soares, da ANBIMA, como moderadora.

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.