• Empresas fiscalizadas.
  • Fale Conosco.
  • Imprensa.

Notícias

Susep abre audiência pública para implementação do open insurance

Sistema de compartilhamento de dados da indústria de seguros terá três fases e a primeira começa a valer em dezembro

O open insurance vem aí: a Susep (Superintendência de Seguros Privados) abriu uma audiência pública, no dia 22 de abril, para regulamentar o compartilhamento de dados da indústria de seguros. A minuta traz as diretrizes para a estrutura inicial de governança do sistema e pode receber sugestões até dia 21 de maio.

O projeto terá três fases. Na primeira, serão disponibilizados dados públicos sobre canais de atendimento das seguradoras e de produtos de seguro, previdência complementar aberta e capitalização disponíveis para os clientes. Qualquer pessoa poderá consultar as informações. A previsão é que essa fase entre em vigor no dia 15 de dezembro de 2021.

+ Confira a minuta da Susep na íntegra

As outras duas etapas passam a valer ao longo de 2022 e de 2023. Elas envolvem o compartilhamento dos dados privados dos consumidores, sempre com autorização deles, entre as seguradoras e a integração com o open banking, do Banco Central. A quarta fase do projeto do BC, inclusive, trata do compartilhamento de dados de produtos e serviços de câmbio, investimentos, contas-salário e seguros.

A supervisão do sistema também será feita por uma estrutura de governança com níveis estratégico, administrativo e técnico, formada por membros indicados pelo próprio mercado de seguros.

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.