<img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=1498912473470739&amp;ev=PageView&amp;noscript=1">
  • Empresas fiscalizadas.
  • Trabalhe Conosco.
  • Imprensa.
  • Fale Conosco.

Notícias

Certificações Anbima: transição para novo modelo e abertura do agendamento de provas são adiadas para 9 de fevereiro

Volume recorde de agendamentos e exames em 2025 motivou ajuste no cronograma

ANBIMA-em-Acao-2026-Banner.png

O início da transição das certificações da Anbima e a abertura do agendamento das provas de 2026 foram adiados de 26 de janeiro para 9 de fevereiro.

A atualização do cronograma foi motivada pela procura recorde pelas certificações CPA-10, CPA-20 e CEA ao longo de 2025, especialmente nos últimos meses do ano.

Apenas em dezembro, foram realizados mais de 65 mil exames, volume três vezes superior ao pico histórico observado no período pós-pandemia, quando foram aplicados cerca de 19 mil exames em um único mês.

Provas-aplicadas-Anbima.png

Fernanda Mateus, nossa gerente de Educação, explica que a decisão foi tomada para preservar a qualidade do processo e garantir uma experiência adequada aos profissionais. “O volume de inscrições superou todas as nossas expectativas. O ajuste no cronograma foi necessário para permitir que todas as pessoas inscritas em 2025 tivessem a oportunidade de realizar suas provas e seguir para a transição de forma organizada. Uma decisão tomada com foco total na experiência do profissional, sem medir esforços para acomodar todas as pessoas.”, afirma.

Novas-certificacoes-Anbima-Fernanda-Mateus.jpg

Próximos passos para a transição

Com o cronograma atualizado, a partir de 9 de fevereiro o sistema estará disponível para inscrições e agendamentos dos exames. Nessa data, a indicação das microcertificações obrigatórias estará no perfil do profissional no Anbima Edu. A aplicação de provas para as certificações Anbima começa em 19 de fevereiro.

É importante lembrar que todas as pessoas com certificações CPA-10, CPA-20 e CEA válidas deverão fazer o processo de transição ao longo deste ano (ainda que no modelo anterior o vencimento estivesse previsto para depois de 2026).

Fernanda Mateus destaca que as decisões relacionadas ao cronograma foram pautadas pela transparência e pela escuta do mercado. “Sabemos que mudanças desse tipo impactam o planejamento de estudos e de carreira. Por isso, todas as decisões têm sido orientadas pelo compromisso de não prejudicar os profissionais neste momento de transição”, completa.

O adiamento para o dia 9 de fevereiro também reflete nas entregas das funções que serão usadas pelos profissionais que cuidam da qualificação em suas instituições, as funcionalidades de emissão de vouchers e atualização de base de profissionais com certificação serão liberadas nessa data.
 

Como fica o calendário:

  • 9 de fevereiro: liberação do  novo sistema e inscrições das provas Anbima, transição para a CPA, C-Pro R e C-Pro I, sistema para gestão de pessoas certificadas
  • 19 de fevereiro: aplicação de provas para todas as certificações Anbima.

Conheça o ANBIMA em Ação 2026
O ANBIMA em Ação 2026 é o conjunto das principais iniciativas estratégicas da associação para este ano. Esse planejamento está ancorado em três frentes principais: desenvolvimento de mercados, institucional e transformação. Confira aqui o plano completo.

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.