<img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=1498912473470739&amp;ev=PageView&amp;noscript=1">
  • Empresas fiscalizadas.
  • Trabalhe Conosco.
  • Imprensa.
  • Fale Conosco.

Notícias

Um terço da população brasileira conseguiu economizar em 2024, segundo pesquisa da ANBIMA

Entre esse público, menos da metade aplicou em produtos de investimento. Ou seja, cerca de 32 milhões de pessoas ficaram de fora do mercado financeiro mesmo com uma reserva disponível

Um terço da população conseguiu economizar dinheiro em 2024. É o que mostra a oitava edição do Raio X do Investidor Brasileiro, pesquisa realizada pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), em parceria com o Datafolha. É a primeira vez, em todos os anos do estudo, que a proporção de quem economizou atinge esse patamar – em relação a 2023, houve alta de três pontos percentuais (de 30% para 33%), o que representa aumento de cerca de cinco milhões de pessoas. Em 2022, a parcela era de 32% e em 2021 de 27%. 

Entre o público que economizou em 2024, menos da metade (39%) aplicou os recursos em produtos de investimento (queda de três pontos percentuais em relação a 2023). Isso significa que 32 milhões de indivíduos ficaram de fora do mercado financeiro mesmo tendo alguma reserva disponível.  

"Duas em cada dez pessoas que economizaram deixaram o dinheiro guardado em casa ou parado na conta-corrente. Esse número tem crescido ano a ano e representa uma oportunidade para as instituições do mercado financeiro reforçarem seus atributos, além de promoverem iniciativas de educação entre clientes que já utilizem os serviços bancários, mas ainda não optem pelas soluções de investimento", afirma Marcelo Billi, superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da ANBIMA. 


 

Quem conseguiu economizar? 

As classes A/B e C puxaram para cima o resultado do ano. Segundo a pesquisa, a fatia de pessoas que conseguiram economizar na classe A/B passou de 48%, em 2023, para 54% em 2024. Já na classe C evoluiu de 29% para 33% no mesmo período. A classe D/E continuou no patamar de 2023, com 16%. Na análise por gerações, os Millennials foram os mais econômicos (47%), quase empatados com as Gerações Z (46%) e X (45%).  

Entre as atitudes adotadas pelas pessoas que conseguiram economizar, a principal foi a redução de gastos com atividades fora de casa (45%). Iniciativas relacionadas ao planejamento financeiro, como evitar compras desnecessárias (25%), guardar parte do salário (18%) e controlar despesas (17%) apareceram na sequência. 

 

Sobre o Raio X do Investidor Brasileiro 

Esta é a oitava edição da pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro, realizada pela ANBIMA em parceria com o Datafolha. As entrevistas aconteceram entre os dias 4 e 22 de novembro de 2024, com abordagem pessoal e aplicação de questionário estruturado em tablet, com 5.846 pessoas das classes A/B, C e D/E, de 16 anos ou mais, nas cinco regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de um ponto percentual, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.  

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.