Investimentos dos clientes Varejo e Varejo Alta Renda alcança R$ 574,9 bilhões no primeiro semestre do ano
Os investimentos dos clientes Varejo e Varejo Alta Renda alcançaram a marca de R$ 574,9 bilhões no primeiro semestre deste ano um crescimento de 8,1% se comparado a dezembro de 2013. Somente no Varejo – que concentra R$ 207,5 bilhões do total – o crescimento chegou a 9,1%. O Varejo Alta Renda, por sua vez, cresceu 7,6% e aloca agora R$ 367,4 bilhões. As informações são do relatório de Distribuição de Produtos no Varejo divulgado hoje pela ANBIMA (Associação Brasileira das
Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).
Os produtos de tesouraria – CDB (certificado de depósito bancário), operações compromissadas, LCI (letras de crédito imobiliário), LCA (letras de crédito do agronegócio) e letras financeiras – continuam a ganhar espaço na carteira dos clientes, representando 56,5% de todo o montante investido no segmento. O volume aplicado nestes papéis cresceu 12% no semestre e chegaram a R$ 324,8 bilhões. Já os fundos de investimento perderam espaço nas carteiras e cresceram apenas 3,3% no mesmo período, atingindo o volume de R$ 250,1 bilhões.
“Tendo em vista a alta volatilidade apresentada nos produtos de renda variável, os investidores têm procurado por produtos mais conservadores,” afirma Marcos Daré, presidente do Comitê de Distribuição de Produtos de Varejo da ANBIMA. “O objetivo é preservar o principal e os ganhos financeiros, aguardando um cenário internacional e nacional melhor definido para investir em outros produtos.”
Tesouraria
A participação dos produtos isentos de Imposto de Renda, as LCIs e LCAs, continua a crescer entre as aplicações dos clientes de Varejo e Varejo Alta Renda. Eles são responsáveis por 43% dos investimentos totais em títulos, ultrapassando pela primeira vez a aplicação em CDBs, que , em junho, chegou a 40%. Em dezembro último, as LCIs e LCA respondiam por 37% da carteira e os CDBs, por 47%.
Na distribuição por número de clientes, os produtos isentos já atraíram 21% dos investidores que destinaram recursos para produtos de tesouraria. Em 2013, essa participação era de 16%.
Fundos de Investimento
Na indústria de fundos, o investidor permanece em busca de opções mais conservadoras. Se em 2013 os fundos da categoria referenciado DI tinham um volume de R$ 92,9 bilhões no segmento, no primeiro semestre de 2014 houve um aumento de14,3%, chegando a R$ 106,1 bilhões. A alta levou a participação destes fundos subir de 38,4% no ano passado para 42,4% nos primeiros seis meses de 2014. Nas demais categorias, apenas os fundos de Curto Prazo representaram alguma alta, o que reflete a preferência dos clientes por aplicações mais conservadoras.
Número de Clientes
O número de clientes Varejo e Varejo Alta Renda chegou a 7,5 milhões em junho de 2014, um crescimento de 4,4% se comparado a dezembro de 2013. Em uma visão regional, as regiões centro
-oeste, nordeste e norte apresentaram o maior crescimento do número de clientes. As três regiões representam hoje 20% do total investido no segmento. A região sudeste, no entanto, continua a concentrar a grande parte dos investidores (68,2%) e do total de recursos investido (64%).
Metodologia
As informações são coletadas com nove grandes instituições que atuam no segmento e abrangem as pessoas físicas que são atendidas pelos segmentos de Varejo e Varejo Alta Renda – sendo o critério desta segmentação definido pelas instituições. As estatísticas contemplam: volume de recursos, número de clientes (considerando a dupla contagem entre os produtos e instituições), produtos de investimentos e distribuição geográfica.