<iframesrc=" ns.html?id="GTM-MZDVZ6&quot;" height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden"> Investimentos dos clientes Varejo e Varejo Alta Renda alcança R$ 574,9 bilhões no primeiro semestre do ano – ANBIMA

Imprensa

Investimentos dos clientes Varejo e Varejo Alta Renda alcança R$ 574,9 bilhões no primeiro semestre do ano

Os investimentos dos clientes Varejo e Varejo Alta Renda alcançaram a marca de R$ 574,9 bilhões no primeiro semestre deste ano um  crescimento de 8,1% se comparado a dezembro de 2013. Somente no Varejo – que concentra R$ 207,5 bilhões do total – o crescimento chegou a 9,1%. O Varejo Alta Renda, por sua vez, cresceu 7,6% e aloca agora R$ 367,4 bilhões. As informações são do relatório de Distribuição  de  Produtos  no  Varejo divulgado hoje pela  ANBIMA  (Associação  Brasileira  das
Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

Os produtos de tesouraria – CDB (certificado de depósito bancário), operações compromissadas, LCI (letras de crédito imobiliário), LCA (letras de crédito do agronegócio) e letras financeiras – continuam a ganhar espaço na carteira dos clientes, representando 56,5% de todo o montante investido no segmento. O volume aplicado nestes  papéis  cresceu  12%  no  semestre e  chegaram a  R$  324,8  bilhões. Já  os  fundos  de  investimento perderam espaço nas carteiras e cresceram apenas 3,3% no mesmo período, atingindo o volume de R$ 250,1 bilhões.

“Tendo em vista a alta volatilidade apresentada nos produtos de renda variável, os investidores têm procurado por produtos mais conservadores,” afirma Marcos Daré, presidente do Comitê de Distribuição de Produtos de Varejo da ANBIMA. “O objetivo é preservar o principal e os ganhos financeiros, aguardando um cenário internacional e nacional melhor definido para investir em outros produtos.”

Tesouraria
A  participação  dos  produtos  isentos  de  Imposto  de  Renda,  as  LCIs  e  LCAs,  continua  a  crescer entre  as aplicações dos clientes de Varejo e Varejo Alta Renda. Eles são responsáveis por 43% dos investimentos totais em títulos, ultrapassando pela primeira vez a aplicação em CDBs, que , em junho, chegou a 40%. Em dezembro último, as LCIs e LCA respondiam por 37% da carteira e os CDBs, por 47%.

Na distribuição por número de clientes, os produtos isentos já atraíram 21% dos investidores que destinaram recursos para produtos de tesouraria. Em 2013, essa participação era de 16%.

Fundos de Investimento
Na indústria de  fundos, o investidor permanece em busca de opções mais conservadoras.  Se em 2013 os fundos da categoria referenciado DI tinham um volume de R$ 92,9 bilhões no segmento, no  primeiro semestre de 2014 houve um aumento de14,3%, chegando a R$ 106,1 bilhões.  A alta levou a  participação destes fundos subir de 38,4% no ano passado para 42,4% nos primeiros seis meses de 2014. Nas demais categorias, apenas os fundos de Curto Prazo representaram alguma alta, o que  reflete a preferência dos clientes por aplicações mais conservadoras.

Número de Clientes
O número de clientes Varejo e Varejo Alta Renda chegou a 7,5 milhões em junho de 2014, um crescimento de 4,4% se comparado a dezembro de 2013. Em uma visão regional, as regiões  centro
-oeste, nordeste e norte apresentaram o maior crescimento do número de clientes. As três regiões representam hoje 20% do total investido no segmento. A região sudeste, no entanto, continua a concentrar a grande parte dos investidores (68,2%) e do total de recursos investido (64%).

Metodologia
As informações são coletadas com nove grandes instituições que atuam no segmento e abrangem as pessoas físicas que   são  atendidas  pelos  segmentos  de   Varejo  e   Varejo  Alta  Renda – sendo  o  critério  desta segmentação definido pelas instituições. As estatísticas contemplam: volume  de  recursos, número de clientes (considerando a dupla contagem entre os produtos e instituições), produtos de investimentos e distribuição geográfica.