Profissionais do mercado devem estar preparados para evitar greenwashing, diz ANBIMA
São Paulo, 12 de junho de 2024 - Zeca Doherty, diretor-executivo da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), afirmou, durante a Sustainability Week 2024, que o greenwashing e o greenwishing são práticas que devem ser combatidas por meio de educação e informação.
“Estamos nessa função de combate, mas acredito que não tem bala de prata, é uma jornada. A melhor forma de combater greenwashing e greenwishing é com educação, cultura ESG, para que aquele que está vendendo o produto financeiro tenha conhecimento do que está fazendo”, disse Doherty.
O evento, organizado pelo BID Invest com apoio da ANBIMA, é um dos principais de sustentabilidade na América Latina e Caribe e está acontecendo em Manaus, AM, até o dia 13. O executivo participou de painel ao lado de João Pedro Nascimento, presidente da CVM, e de Morgan Doyle, representante do Grupo BID no Brasil.
“Outro ponto fundamental é informação, dados para a gente poder comparar e descobrir o que é realmente greenwashing ou não. Ainda temos um longo caminho para percorrer nessa frente”, complementou Doherty.
O executivo contou que a ANBIMA está atuando em ambas as frentes. A Associação inseriu a temática ESG em todas as provas de certificação e em trilhas de capacitação para o mercado. Além disso, publicou um guia de boas práticas para emissões de títulos sustentáveis e criou uma autorregulação pioneira para identificação de fundos com objetivo ESG.
“Digo com tranquilidade: o mercado de capitais brasileiro hoje é muito robusto, tem arcabouço regulatório forte, é resiliente e muito inovador. Estamos na fronteira de diversas áreas, como a digital e a sustentabilidade. Estamos prontos para receber os investimentos que precisamos para o desenvolvimento das finanças verdes”, afirma.
O evento está sendo transmitido online pelo YouTube do BID Invest.